Você está aqui: Página Inicial / Coronel Alberto Rosa recebe o título de Cidadão Pelotense

Coronel Alberto Rosa recebe o título de Cidadão Pelotense

Publicado em 08/07/2023.
Prestes a completar 100 anos, o escritor e Oficial da Reserva, foi homenageado pelo vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

No centro dos 211 anos de Pelotas, muitas homenagens. A tradicional Sessão Solene, alusiva ao aniversário do município, marcou o reconhecimento a uma das figuras mais admiradas da Brigada Militar: o Oficial da Reserva, Coronel Alberto Rosa Rodrigues, que recebeu - através do mandato do vereador Cristiano Silva (UNIÃO) - o título de Cidadão Pelotense.

Nascido em Porto Alegre, o Coronel Alberto Rosa, possui - atualmente - 98 anos e é um importante colaborador da história pelotense. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPEL), tem se dedicado à carreira de escritor, com publicações marcantes como “As Primitivas Ruas de Pelotas – Um olhar do presente sobre o passado”, lançamento recente.

Em seu currículo, atuou como Diretor Cultural da Liga de Defesa Nacional; Conselheiro Benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); Membro da Junta Anglicana da Igreja do Redentor de Pelotas; Membro Fundador do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Fundador da Associação de Inativos da Brigada Militar de Pelotas; Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPEL); Conselheiro da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM) e Membro da Academia Brigadiana de Letras.

Para o proponente da homenagem, vereador Cristiano Silva, conceder o título de Cidadão Pelotense ao Coronel é uma forma de reconhecer tantos feitos dele em prol de Pelotas. Cristiano destaca: “o Coronel Alberto Rosa é uma personalidade exemplar, modelo em integridade e que tanto nos honrou com o seu trabalho. Certamente é digno desse reconhecimento”.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

Foto: Fernanda Tarnac