Você está aqui: Página Inicial / Crise, problemas no atendimento e futuro da Santa Casa em discussão

Crise, problemas no atendimento e futuro da Santa Casa em discussão

Publicado em 15/08/2019.
Prefeitos, secretários de saúde, deputados, vereadores, diretores, médicos, funcionários e população debatem a situação do maior hospital de Pelotas
Crise, problemas no atendimento e futuro da Santa Casa em discussão

Foto: Volmer Perez

Convocada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, como a primeira ação do movimento Todos Pela Santa Casa, a audiência pública marcada para às 14h desta sexta-feira na Câmara Municipal pretende apresentar e discutir a realidade da instituição a partir do resultado da auditoria feita por técnicos do grupo Sírio Libanês no início do ano ao mesmo tempo que analisa problemas no atendimento e as principais alternativas apontadas para salvar o maior hospital de Pelotas.

“É urgente que todos saibam a real situação da Santa Casa e o que afinal de contas está acontecendo com o hospital e o que é preciso fazer para que os atendimento voltem ao normal. É preciso saber que um eventual fechamento da Santa Casa representaria um caos total no sistema público de saúde de toda a Zona Sul”, argumenta o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT).

Desde semana passada a Comissão de Saúde tenta mobilizar os principais representantes políticos regionais para participarem da reunião com o objetivo de estabelecer uma grande discussão e conseguir formar um movimento amplo capaz de sensibilizar as autoridades estaduais e federais a respeito da necessidade de conceder benefícios e apoios específicos para evitar o fechamento do hospital ou novas suspensões de serviços.

DÍVIDA – No início deste ano uma equipe de auditores do grupo hospitalar paulista Sírio Libanês promoveu uma auditoria financeira e administrativa na Santa Casa com o objetivo de apurar a origem das dívidas e problemas da instituição. O resultado detalhado deste estudo - que apontou a existência de uma dívida total de R$ 50 milhões – será apresentado pela primeira vez pelo provedor João Francisco Neves da Silva.

Os diretores devem apresentar ainda as alternativas encontradas para fazer o hospital recuperar o fluxo de caixa, aumentar as receitas e ter condições de manter-se em pleno funcionamento, ao mesmo tempo que paga a dívida milionária.

DENÚNCIA – Menos de 24 horas antes da audiência pública os membros da Comissão de Saúde receberam uma denúncia feita por funcionário do hospital de que o departamento de cardiologia estaria selecionando os pacientes a serem atendidos e dando preferência para pacientes particulares ou com convênios, enquanto os pacientes do SUS estariam sem atendimento. A partir disso os vereadores pretendem aproveitar a reunião para esclarecer esta e outras situações denunciadas recentemente.

“Essa crise é grave, mas não podemos tolerar uma situação como essa. Precisamos nos unir para ajudar os hospital, que por sua vez não pode fugir de suas responsabilidades. Iremos apurar todos os detalhes desta denúncia com calma e atenção”, disse Marcola.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcos Ferreira (PT)