Você está aqui: Página Inicial / Cumprindo agenda em Pelotas, Deputado Federal Afonso Hamm trata de demandas na zona rural e Santa Casa

Publicado em 22/02/2022.
Requalificação de UBS no 9º distrito ( Monte Bonito), demandas encaminhadas pelo Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão (SINDOCOPEL) e visita à Santa Casa de Misericórdia, foram alguns dos compromissos

Obra de requalificação e ampliação da Unidade Básica de Saúde Pedreiras, no Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas, essa foi a primeira parada do deputado federal Afonso Hamm (PP), em visita no município, nesta última quinta-feira. O posto de saúde atende cerca de 1.600 famílias da região e sua requalificação está sendo executada utilizando emenda parlamentar no valor de R$ 199,9 mil indicada por Hamm.

A solicitação dos recursos para a UBS Pedreiras foi feita pelo vereador Jair Bonow (PP), antes mesmo de concorrer ao cargo eletivo, quando ainda ocupava o cargo de Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais “Estivemos na obra da UBS para vistoriar como estava o andamento da construção do prédio. Essa obra é aguardada há muito tempo pela comunidade e só está sendo concretizada graças à verba indicada pelo deputado Afonso Hamm”, explicou o vereador.

A segunda parada na agenda do deputado foi na Vila Nova, no 7º Distrito, para uma reunião com representantes do SINDOCOPEL, da Emater e do Sindicato dos Produtores Rurais. A pauta do encontro foi a reivindicação da extensão de uso de protocolos para o combate da mosca da fruta, atualmente, principal problema nas culturas pessegueiras.

“Esse produto já é registrado para uso em outras culturas, como maçã e tomate, queremos a extensão para o uso no pessêgo, que é muito afetado por essa praga. Além disso, o controle alternativo da mosca da fruta é mais caro e demanda mais mão de obra. Já o produto que estamos reivindicando é mais eficiente e requer um número menor de aplicações, além de ser mais barato e comprovadamente saudável à saúde humana”, explica Rodrigo Prestes, extensionista da Emater.

A demanda dos produtores rurais e indústria é importantíssima e urgente; presidi o Comitê de Fruticultura, sou produtor e, até o ano passado, também produzi pêssego, portanto conheço a dificuldade relatada por vocês”, destacou Hamm no encontro.

A pedido do vereador Jair Bonow, o SINDOCOPEL organizou documento que elencou as demandas da cadeia do pêssego, o qual foi entregue ao deputado. De acordo com Hamm, o documento será levado por ele diretamente a Tereza Cristina, Ministra da Agricultura.

Encerrando a agenda, acompanhado dos vereadores Michel Promove e Jair Bonow, o deputado Afonso Hamm recebeu agradecimento da Santa Casa de Misericórdia. Os recursos destinados pelo parlamentar à Casa de Saúde já somam mais de R$1,5 milhão de reais, possibilitando o investimento desde o centro cirúrgico até a aquisição de camas elétricas para as enfermarias.

Na oportunidade, o parlamentar visitou o serviço de Nefrologia, o maior da região, onde, à pedido dos vereadores, comprometeu-se com recursos para aquisição de novas poltronas para hemodiálise.

Por assessoria de imprensa vereador Jair Bonow (PP).