Você está aqui: Página Inicial / Deputada recebe demandas sobre energia eólica do vereador Paulo Coitinho

Deputada recebe demandas sobre energia eólica do vereador Paulo Coitinho

Publicado em 22/07/2022.

Dando continuidade aos encaminhamentos da reunião pública que discutiu o tema Energia para o Desenvolvimento Regional, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) esteve em Porto Alegre, onde foi recebido na Assembleia Legislativa pela deputada Any Ortiz (Cidadania). A pauta do encontro foi a entrega do documento, assinado por vereadores de Bagé, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Candiota, além de representantes de Aceguá e do deputado federal Afonso Hamm (PP), que participaram da reunião e solicitaram ao Governo do Estado uma audiência com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com objetivo de buscar informações e ao mesmo tempo participar de projetos de energia sustentável que serão implantados na região sul. Coitinho também sugeriu a construção de um grupo de trabalho, junto ao executivo, para avançar no tema e consolidar uma subcomissão mista de energia eólica na Assembleia Legislativa para aprofundar as tratativas da Matriz Energética.

“Está na região sul um dos maiores potenciais eólicos do Brasil, os ventos nesta localidade estão nos mesmos níveis do nordeste brasileiro. A indústria eólica agregará novas tecnologias, mão de obra qualificada, além de ser uma importante fonte de arrecadação para os municípios através dos royalties”, disse o parlamentar.

O governo brasileiro anunciou no início de junho, durante o Fórum Brasil de Investimentos, o recurso de US$ 1,3 bilhão para investir em projetos sustentáveis na área de infraestrutura. No Rio Grande do Sul, a Sema projeta entregar 34 obras (14 subestações e 20 linhas de transmissão), 10 novas subestações e a ampliação de 13 existentes, além do investimento de R$ 4,8 bilhões. Aumentando o sistema elétrico existente de 1,8 mil megavolt-ampere para 4,9 mil, atraindo mais empreendimentos para o setor.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).