Você está aqui: Página Inicial / Dia da Dignidade Menstrual tem programação em Pelotas

Dia da Dignidade Menstrual tem programação em Pelotas

Publicado em 30/05/2022.

A Lei nº 6.992 de 04 de novembro de 2021 institui o dia 28 de maio como Dia Municipal da Dignidade Menstrual. Para comemorar o primeiro ano de aprovação, o autor da proposta, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), junto com a Prefeitura de Pelotas, desenvolveu ação com intuito educativo e esclarecedor no Mercado Público Central no último sábado (28).

Foram entregues 120 kits com absorventes e folder´s informativos sobre a política municipal da dignidade menstrual. O evento contou com o apoio e representatividade da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, Secretarias de Assistência Social (SAS) e Saúde, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referência da Mulher, Movimento Juntas (UFPel), GAMP e do assessor especial do governo do estado, Catarina Paladini.

Foi um movimento muito propositivo, entregamos o material e conversamos com diversas mulheres. Temos a informação de que uma em cada quatro meninas/adolescente já faltou a escola por não ter condições de comprar absorvente higiênico e isso é inaceitável”, disse Coitinhho.

O evento divulgou a importante Emenda nº 242 da deputada estadual, Any Ortiz (Cidadania), que garantiu para Pelotas R$ 110 mil para o programa de combate à vulnerabilidade social, garantindo a assim a dignidade menstrual.

“Este recurso já está disponível na conta da secretaria municipal de saúde e agora vamos conversar com a prefeitura, pois a ideia é comprar uma máquina para fabricação de absorventes higiênicos e fraldas, além da constituição de uma cooperativa de mulheres para trabalhar e confeccionar esses materiais na cidade”, explica Coitinho.

O Dia Municipal da Dignidade Menstrual tem como objetivo debater a pobreza menstrual como forma de contribuição para o combate à desigualdade de gênero, levando informações sobre a precaridade menstrual às meninas e mulheres de Pelotas. A precariedade menstrual trata-se da falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários para o período menstrual.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania). 

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon