Você está aqui: Página Inicial / Dia da Dignidade Menstrual tem programação em Pelotas

Dia da Dignidade Menstrual tem programação em Pelotas

Publicado em 30/05/2022.

A Lei nº 6.992 de 04 de novembro de 2021 institui o dia 28 de maio como Dia Municipal da Dignidade Menstrual. Para comemorar o primeiro ano de aprovação, o autor da proposta, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), junto com a Prefeitura de Pelotas, desenvolveu ação com intuito educativo e esclarecedor no Mercado Público Central no último sábado (28).

Foram entregues 120 kits com absorventes e folder´s informativos sobre a política municipal da dignidade menstrual. O evento contou com o apoio e representatividade da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, Secretarias de Assistência Social (SAS) e Saúde, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referência da Mulher, Movimento Juntas (UFPel), GAMP e do assessor especial do governo do estado, Catarina Paladini.

Foi um movimento muito propositivo, entregamos o material e conversamos com diversas mulheres. Temos a informação de que uma em cada quatro meninas/adolescente já faltou a escola por não ter condições de comprar absorvente higiênico e isso é inaceitável”, disse Coitinhho.

O evento divulgou a importante Emenda nº 242 da deputada estadual, Any Ortiz (Cidadania), que garantiu para Pelotas R$ 110 mil para o programa de combate à vulnerabilidade social, garantindo a assim a dignidade menstrual.

“Este recurso já está disponível na conta da secretaria municipal de saúde e agora vamos conversar com a prefeitura, pois a ideia é comprar uma máquina para fabricação de absorventes higiênicos e fraldas, além da constituição de uma cooperativa de mulheres para trabalhar e confeccionar esses materiais na cidade”, explica Coitinho.

O Dia Municipal da Dignidade Menstrual tem como objetivo debater a pobreza menstrual como forma de contribuição para o combate à desigualdade de gênero, levando informações sobre a precaridade menstrual às meninas e mulheres de Pelotas. A precariedade menstrual trata-se da falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários para o período menstrual.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).