Você está aqui: Página Inicial / Dignidade Menstrual é pauta de reunião em Porto Alegre

Dignidade Menstrual é pauta de reunião em Porto Alegre

Publicado em 21/07/2022.
Vereador Paulo Coitinho visitou órgãos ligados ao tema

No dia de ontem (20), o vereador Paulo Coitinho, líder do partido Cidadania na Câmara Municipal, cumpriu agenda em Porto Alegre com objetivo de tratar pautas relacionadas à dignidade menstrual. O tema é uma das bandeiras do parlamentar que trata o assunto desde o início do seu mandato com aprovação de duas leis. Sob o número 6.961 de 14 de setembro de 2021, institui o programa de conscientização sobre menstruação e distribuição gratuita de absorventes higiênicos, coletores menstruais e absorventes ecológicos nas escolas e demais órgãos públicos da cidade. A outra aprovação trata-se da lei 6.992 de 4 de novembro de 2021, que designa o Dia da Dignidade Menstrual, em 28 de maio.

Entre as agendas na capital, o vereador foi recebido pela secretária-adjunta de justiça e sistemas penal e socioeducativo, Carolina Ramires de Oliveira, que é responsável pelo programa de incentivo à dignidade menstrual do governo do estado. As ações funcionam com convênios entre as prefeituras para a confecção de absorventes, através de cooperativas, com uso de mão de obra de mulheres apenadas.

Coitinho entregou um documento propondo uma parceria com o governo do estado para instalação de uma cooperativa em Pelotas. Nos próximos dias a secretária ficou de encaminhar um ofício para o gabinete da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), propondo a assinatura de um termo de cooperação, visando a instalação de uma unidade no município.

Na oportunidade, Carolina apresentou um modelo de termo de cooperação que está sendo assinado com a prefeitura de Porto Alegre, visando a confecção de 30 mil absorventes ecológicos por mês. O termo, fornecerá também o suporte técnico para mão de obra de trabalho, através de curso de capacitação.

“Um momento importante em que avançamos nesta importante pauta tratada com muito respeito pelo nosso mandato. É inaceitável que adolescentes e mulheres faltem à escola e ao trabalho por falta de absorventes. Queremos e vamos avançar com objetivo de amenizar esta triste realidade”, finaliza Coitinho.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).