Você está aqui: Página Inicial / Em reunião com a CEEE Equatorial, vereador Jair Bonow busca soluções para problemas de energia elétrica na zona rural do município

Publicado em 31/01/2022.

Na última semana, centenas de moradores da zona rural de Pelotas reclamaram da falta de energia elétrica e das constantes quedas de luz. Segundo os relatos, foram quatro dias seguidos nos quais o retorno da eletricidade era parcial e durava poucas horas, o que causou queima de eletrodomésticos, além de perda de produção rural, como leite e tabaco. Por estes motivos, o vereador Jair Bonow (PP) viajou a Porto Alegre junto com o prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien (PP), a vice-prefeita, Arlete Hartwig (PP) e o prefeito de Arroio do Padre, Rui Carlos Peter (DEM) para cobrar soluções a CEEE Equatorial.

Na reunião com o diretor da Equatorial Energia, Giovani Francisco da Silva, Bonow apresentou os problemas relatados pela população: consecutivas quedas de energia, baixa tensão e queima de transformadores. De acordo com o parlamentar, em resposta a companhia de energia informou que na zona rural será construída uma nova extensão de rede elétrica. “O diretor anunciou que uma das medidas tomadas para solucionar os problemas das quedas de luz será a construção de uma nova rede elétrica na zona rural. Pensando nisso, tive a ideia dos produtores buscarem averiguar com profissionais eletricistas a sua demanda de carga, para que assim a nova rede leve a potência de energia que cada propriedade necessita”, explica Bonow.

Outra ideia apresentada pelo vereador e pelos chefes do executivo de Turuçu e do Arroio do Padre, foi a futura construção de uma subestação de distribuição de energia elétrica na Santa Silvana, para mitigar a sobrecarga de outras subestações quando falta energia elétrica em diversas regiões.

No encontro também estiveram presentes o prefeito do Capão do Leão, Vilmar Motta Schimitt (PP) e vereadores de Santa Vitória do Palmar.

Os parlamentares e prefeitos marcaram uma reunião entre a CEEE Equatorial e os representantes da Azonasul, para esta sexta-feira, além de uma audiência pública na Santa Silvana, no dia 3 de março.

Jair Bonow afirma ainda que espera soluções rápidas, pois os problemas de energia elétrica estão afetando seriamente os produtores rurais. “A zona rural necessita de energia elétrica de qualidade, a falta de luz causa prejuízos imensos, diversos foram os produtores que tiveram que jogar centenas de litros de leite fora. As perdas causadas por algumas horas sem eletricidade no verão são incontáveis”.

Por assessoria de comunicação vereador Jair Bonow.