Você está aqui: Página Inicial / Emenda impositiva do vereador Paulo Coitinho destina 181 pontos de lâmpadas de led

Publicado em 06/10/2022.
Noite vira dia nas ruas João Manoel, Barão de Mauá, Benjamin Constant, Conde de Porto Alegre e loteamentos Osório e Anchieta

São 181 novos pontos de iluminação em led instalados e que chegam através de uma demanda antiga da comunidade. O vereador Paulo Coitinho, líder da bancada do partido Cidadania, através de emenda impositiva do seu mandato, destinou R$ 155 mil para as melhorias de qualificação na região.

Os locais contemplados pelo recurso do parlamentar foram as ruas João Manoel, Barão de Mauá, Pântano, Benjamin Constant, Conde de Porto Alegre, além dos loteamentos Osório e Anchieta, todas na região das Doquinhas, Zona Portuária e Balsa.

O sistema também conta com a instalação de relés fotoelétricos, um aparelho cuja função principal é ligar e desligar circuitos a partir da quantidade de luz no ambiente onde ele for instalado.

Paulo Coitinho, autor da emenda impositiva fala sobre a importância do recurso destinado à iluminação pública.

“A nova legislação nos permite apresentarmos emendas ao orçamento e elas precisam ser executadas em um período próximo, de um ano para o outro, pela prefeitura. Eu escolhi fazer a indicação para a iluminação pública, porque as pessoas precisavam de uma requalificação na sua rua, no seu bairro. Estamos falando principalmente de segurança para os moradores. São pais e mães de famílias que saem para trabalhar muito cedo e não contam com um bom sistema de iluminação”, explica o vereador. Coitinho salienta que escolheu destinar esse primeiro recurso para os bairros, pois é onde mora o trabalhador que mais precisa. “Comecei fazendo ao contrário do que acontece na maioria das vezes, em vez de centro bairro, fizemos bairro centro. A ideia é contemplar primeiro os que mais precisam”.

Gisele Ramires, moradora da Rua Padre Anchieta, e comerciante local, valoriza a iniciativa do vereador. “Ficou muito melhor agora, para nós que temos comércio antes ficava difícil até para trabalhar, pois era muito escuro e tornava-se perigoso. Agora, perto do verão, podemos sentar na frente de casa e tomar um chimarrão. Foi a conquista do ano”.

Morador da Travessa Sandra Mara Ribeiro, Pai Marcelo de Oxalá, vê a iniciativa do vereador como essencial. “Ficou bem mais claro, melhor pra transitar na noite, sem dúvida alguma melhorou bastante”, disse ele.

Amanda Sedrez, moradora da Rua Padre Anchieta, comemorou a emenda do parlamentar.“Agora ficou 100%, parece que a noite é dia. Melhorou muito, consigo ver tudo que passa, todas as pessoas, antes não se enxergava nada. E agora a gente tem tranquilidade de deixar as crianças brincando na rua de noite, por que quando vinha carro, só percebia quando já estava perto”.

Referência na religião de matriz africana, Pai Marinho de Xangô, é morador da rua Barão de Mauá e fez uma avaliação positiva sobre as melhorias. “Foi uma benção, e não digo que foi para um ou para outro, foi para todos. Quando o vereador me avisou que no outro dia eu iria ver a frente da minha casa com muita clareza, eu não entendi muito bem. Achei que era algum plano ou projeto do Coitinho. E realmente era. A nossa zona nunca teve luz. Quando eu vi, até levei um susto e na mesma hora pensei: está aí a claridade do Paulo Coitinho”, finaliza ele.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho.