Você está aqui: Página Inicial / Emendas da vereadora Fernanda são debatidas na Secretaria de Assistência Social para melhoria do atendimento

Emendas da vereadora Fernanda são debatidas na Secretaria de Assistência Social para melhoria do atendimento

Publicado em 23/03/2022.

Na manhã de hoje (22), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e sua equipe estiveram em reunião com o Secretário de Assistência Social, José Olavo Passos, para tratar de diversas denúncias que o mandato recebeu sobre as filas formadas para atendimento ao CadÚnico. A reunião também teve o intuito de fiscalizar a aplicação das Emendas Impositivas destinadas pelo mandato à Secretaria de Assistência Social (SAS), no valor de R$90 mil reais para os CRAS e CREAs e R$ 45 mil reais para a implementação da Central de interpretação em LIBRAS no município.

As emendas serão destinadas para a melhoria da Secretaria, com ampliação dos cadastros e atendimentos. Sobre isso, a vereadora Fernanda coloca: “Os CRAS e CREAs são importantes mecanismos de vínculo entre o Poder Público e a comunidade. É sintomático que a Secretaria de Assistência Social (SAS) receba menos recursos do que necessita para atender e acolher a população mais vulnerabilizada.”

Na reunião, o Secretário informou que serão ofertadas 400 fichas a serem distribuídas ao longo do mês nos CRAS, por agendamento, 25 fichas por atendimento espontâneos e 5 prioritários. A ideia é que o sistema híbrido de atendimento desafogue as filas. Além disso, terá a abertura de um CRAS Centro, na Rua Benjamin Constant, onde também será implementada a Central de interpretação em LIBRAS.

Em conjunto com a mudança temporária da SAS para um local mais amplo, até que as obras de melhoria da Secretaria sejam concluídas, espera-se que todas essas ações adotadas diminuam as filas formadas na madrugada, que expõe a população, sobretudo as mulheres, que estão sujeitas a inúmeras violências, inclusive a institucional. “Esperamos que nossas Emendas possam diminuir a violência sofrida por tantas e tantos, sobretudo as mulheres, as mães solos, mães de PCDs, a quem o estado deixou à margem do acesso as políticas públicas” conclui a vereadora.

Na próxima sexta-feira (25), o mandato participará de uma reunião de formação de uma Comissão entre a SAS, SMED e Secretaria de Saúde, para que a Central de Interpretação de LIBRAS finalmente saia do papel, após anos de reivindicação e luta organizada da comunidade surda e do mandato na Câmara.

Por assessoria de imprensa vereadora Fernanda Miranda (PSol). 

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO