Você está aqui: Página Inicial / Escolinha de futebol comunitária envolve cerca de 60 crianças e adolescentes do bairro Dunas de Pelotas, RS, em atividades semanais.

Publicado em 23/08/2023.
Idealizado por um professor, o “Moleques da Vila” utiliza o espaço de uma praça do bairro para realizar o treinamento de times de diversas categorias.

O projeto “Moleques da Vila”, que existe há pelo menos 7 anos, possui categorias sub9, sub11, sub13, sub15 e uma categoria “adulta” cuja média de idade dos jogadores é 17 anos. A motivação inicial para criação do projeto foi envolver as crianças da comunidade em atividades saudáveis de lazer, já que, na época, a violência do Bairro Dunas de Pelotas era uma das mais altas do país.

O professor Leandro Rios, criador do projeto e principal treinador, diz crer que sua maior contribuição para a comunidade é conseguir afastar jovens da criminalidade. “Sou suspeito pra falar, mas acho que educar jovens através do esporte é uma boa iniciativa”.

“Já tive menino que era envolvido com o crime e graças ao projeto ele saiu, e já perdi, esse ano inclusive, um menino pro crime, e ele acabou falecendo, foi uma perda enorme […] porque pra mim é como se (eles) fossem filhos”, conta Leandro.

Os pré-requisitos para participar do projeto são ter uma boa frequência escolar e não falar palavrões durante treinos, jogos e demais atividades, o que, segundo Leandro, é o mais difícil de se fazer cumprir, principalmente entre as crianças mais novas.

Hoje em dia ele conta com o auxílio dos filhos, mas o maior desafio do projeto, segundo Leandro, é a falta de financiamento para a manutenção das atividades, e principalmente para os deslocamentos para campeonatos e torneios.

O gabinete do Vereador Jurandir Silva está prestando apoio ao projeto, por meio de orientações jurídicas e sociais sobre práticas de arrecadação de fundos através de editais de fomento e similares. Além disso, a equipe do vereador também se dispôs a auxiliar na criação de materiais de comunicação para contribuir com a divulgação do “Moleques da Vila”.

“Nossa participação nesse projeto se dá em forma de um apoio que oriente essas pessoas para que tenham cada vez mais autonomia na busca por seus direitos. Nós acreditamos que é preciso apoiar e incentivar organizações e lutas populares, e é isso que estamos fazendo”, afirma o vereador.

O envolvimento dos responsáveis é fundamental. Berenice e Débora, mães de dois meninos que jogam na categoria sub9 fazem parte da diretoria do projeto, formada recentemente. A diretoria se responsabiliza por tarefas burocráticas e pela organização de excursões, por exemplo.

São assumidas por Berenice e Débora atividades como envio dos pedidos de autorização para os demais responsáveis, negociação com empresas de transporte, aluguel de veículos e arrecadação de fundos para o custeio.

Débora Wachholz, mãe de Arthur, comenta que além do projeto, gostaria que houvesse outras atividades de lazer na região. “(A comunidade) precisava ter uma daquelas academias ao ar livre, sabe? Uma aula de dança que eles (as crianças) não têm, aula de canto que eles não têm, a não ser o futebol falta bastante coisa ainda”.

Berenice Maurente concorda, e diz achar as atividades do “Moleques da Vila” fundamentais para o desenvolvimento das crianças “até pelo tempo ocioso que têm”. Ela conta que ela e o filho não moram no bairro Dunas, e que descobriram o projeto por acaso, há cerca de três meses. “Acabei me envolvendo de uma maneira que acabei entrando na diretoria, de tanto que eu acredito no projeto. Trabalhos sociais sempre são bem-vindos”.

Samuel, filho de Berenice, fazia parte da escolinha de futebol do Esporte Clube Pelotas, mas ele e a mãe optaram pela mudança para a escolinha comunitária, por se sentirem mais à vontade e até mesmo mais “felizes”, segundo eles.

No momento, o projeto está arrecadando fundos para custear a participação nos campeonatos Copa Cruzeiro e Taça Pelotas.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereador Jurandir Silva