Você está aqui: Página Inicial / Famílias passam 17 horas nas filas do CRAS Fragata e não são atendidas

Famílias passam 17 horas nas filas do CRAS Fragata e não são atendidas

Publicado em 29/07/2022.

As pessoas em situação de vulnerabilidade do bairro Fragata têm convivido com uma tarefa difícil: aguardar pelo atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro. Isso porque o atendimento é realizado através de agendamento. Cerca de 400 fichas são distribuídas à população para o atendimento em geral, como Cadastro Único, Auxílio Brasil, Cesta Básica, Vale Gás, e outros benefícios. As fichas garantem o atendimento para o mês seguinte.

Embora a distribuição de fichas tenha como prioridade a organização dos atendimentos, a população segue sofrendo com a longa espera. No CRAS Fragata, durante o último dia de distribuição, mais de 400 pessoas aguardavam para receber a ficha e garantir o atendimento.A primeira pessoa na fila, por exemplo, chegou às 15h do dia anterior. Muitas pessoas passaram a madrugada inteira na fila e não conseguiram atendimento.

O vereador César Brisolara (PSB) acompanhou as filas no decorrer da noite e da manhã, e em live nas redes sociais falou sobre o problema. “Isso é crueldade com o povo. O Executivo precisa tomar uma atitude. Não pode deixar essas pessoas sofrendo. Isso é torturar as pessoas, é atitude medieval! Não pode continuar! ”

De acordo com o vereador, a situação é monitorada há algum tempo pelo seu mandato, e a solução seria a criação de uma plataforma/aplicativo para celular que realizasse os atendimentos e informe os demais serviços da Secretaria de Assistência Social de Pelotas. “Não tem uma cidade de médio ou grande porte que o atendimento não seja realizado por aplicativo. Por que Pelotas segue em realizar um atendimento arcaico quando existe uma facilidade na palma da mão, que é o celular? Por isso vou protocolar um projeto de lei autorizativo que crie um aplicativo e ajude essas pessoas. Porque da forma que está ocorrendo, não dá para continuar”.

Para acabar com as filas, a mesa diretora da Câmara de Vereadores se reuniu com o prefeito em exercício, Idemar Barz e com o secretário de Assistência Social, Tiago Bünchen, no Paço Municipal, para discutir a situação e encaminhar soluções às demandas apresentadas. A intenção da pasta nos próximos dias é a realização de mutirões para atender a demanda.

Por assessoria de imprensa vereador César Brisolara (PSB).