Você está aqui: Página Inicial / Fernanda Miranda fiscaliza local de vacinação infantil

Fernanda Miranda fiscaliza local de vacinação infantil

Publicado em 19/01/2022.

Na manhã desta terça-feira (18), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) visitou a Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) Navegantes para fiscalizar as condições do local que receberá as crianças de 05 à 11 anos para a vacinação contra a Covid-19 a partir de quarta-feira (19). A vereadora conversou com profissionais e conheceu os espaços que foram adequados para atender as novas demandas.

"A UBAI está bem adaptada com espaços preparados para acolher as crianças e os profissionais capacitados para atender o novo público com bastante empolgação. A gente fica emocionada de ver esse momento tão esperado finalmente acontecer." colocou a vereadora que também visitou a UBS que irá concentrar os atendimentos que eram feitos na UBAI. "Uma preocupação da população e também nossa é a possibilidade de fechamento da UBAI para atendimento geral com essa adaptação, pois todo o atendimento foi para a UBS, um espaço menor e que não estava preparado para receber essa demanda. Vamos solicitar à prefeitura que tenha outros espaços adequados para a vacinação das crianças ao longo dos meses em que seguirá o processo de imunização, para que não prejudique nenhum serviços de saúde" completou.

Outro apontamento feito pela vereadora Fernanda durante a visita de fiscalização foi a questão do deslocamento até a UBAI Navegantes, que fica na rua Darci Vargas, 212. O mandato do PSOL irá solicitar à prefeitura um transporte que faça o trajeto do centro até a UBAI, para atender as famílias que moram em bairros mais afastados e que terão de levar uma ou mais crianças para vacinar.

A vacinação se dará por agendamento, através de site disponibilizado pela prefeitura ou presencialmente em qualquer Unidade Básica de Saúde, permitindo aos pais ou responsáveis a escolha do dia e horário para a imunização da criança. O sistema de agendamento estará disponível ainda na terça-feira (18), na página pelotas.com.br/coronavirus.

Seguindo o Plano Estadual de Imunização Infantil, a vacinação será, inicialmente, para o grupo prioritário: crianças com deficiência permanente ou com comorbidades e crianças indígenas. Serão vacinadas 20 crianças a cada 1 hora, e cada uma delas ficará em observação por 20 minutos após a aplicação.

A vereadora finalizou a visita fazendo um apelo importante aos pais e responsáveis: "Não deixem de trazer as crianças, a vacinação é o que tem protegido dos sintomas mais graves e do risco de internações e óbitos. Vamos vencer esse vírus com esperança e coletividade!"