Você está aqui: Página Inicial / Fibromialgia é tema de Painel Público na Câmara Municipal

Fibromialgia é tema de Painel Público na Câmara Municipal

Publicado em 16/03/2023.
Proponente: vereador Carlos Junior (PSD), conjuntamente com a Vereadora Miriam Marroni (PT), através da Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa.

Acontece na quinta-feira (16), às 18 h, no Plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza da Câmara de Vereadores de Pelotas. O painel servirá para debater a conscientização sobre a fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na área muscular, além de outros sintomas.

A doença está presente em 3% da população brasileira, majoritariamente em mulheres e foi sancionado em 2021, através da Lei Federal n° 14.233, o dia 12 de maio como Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Os portadores lutam por visibilidade para que tenham seus direitos garantidos além de avanços na medicina para o tratamento.

O parlamentar Carlos Junior reforçou a necessidade de discutir políticas públicas. Ele ressaltou: “saúde tem que ser sempre prioridade, principalmente quando as pessoas sofrem de dores crônicas, especialmente as mulheres.”

O painel é aberto ao público e os cidadãos podem participar com comentários ou perguntas aos parlamentares e convidados.

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal