Você está aqui: Página Inicial / Imagem de Ogum/São Jorge é apresentada à prefeita Paula Mascarenhas

Imagem de Ogum/São Jorge é apresentada à prefeita Paula Mascarenhas

Publicado em 02/05/2022.

Após a inauguração oficial do espaço destinado à Pai Ogum/São Jorge, na Praça da Alfandega, zona portuária de Pelotas, na noite de 23 de abril, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e representantes de entidades religiosos de matriz africana apresentaram o espaço para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). O encontro aconteceu no local agora destinado à reza e oferendas para o orixá que é representado pela figura de um guerreiro. Segundo a religião, Ogum é quem tem a maior proximidade com seres humanos depois de Exu.

“Estou muito feliz em estar aqui com a prefeita Paula, que sempre teve seu gabinete de portas para as demandas da religião. É um marco que vai representar muito também para as gerações futuras. Nosso Pai Ogum é São Jorge para os católicos e em toda a região sul do nosso Estado não existia um espaço para homenageá-lo”, disse Coitinho. O vereador lembrou que recentemente foi inaugurada a Esquina do Axé, um espaço democrático, no centro da cidade (XV de Novembro esquina Lobo da Costa) também dedicado às manifestações religiosos. “É mais um conquista do nosso mandato”, comemora o parlamentar.

Paula falou sobre a valorização da história de Pelotas através dos povos de matriz africana do município.

“Pelotas é uma cidade plural, muito diversa e essa cultura aqui representada ajudou a construir nossa história, então, cabe ao poder público dar visibilidade a essa cultura popular”, disse a prefeita, que completa: “Esse monumento a Ogum para alguns e São Jorge para outros, é para todos, tem espaço para todos”.

O acontecimento contou com a presença dos secretários municipais, Fábio Machado (Governo), Fábio Suanes (Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana), Flávio Al-Alam (Trânsito e Transporte) e Paulo Pedrozo (Cultura). Representando entidades religiosas africanistas estavam Pai Baiano de Oxalá, Flavinho de Xangô, Patrícia de Oxum, Carla Rodrigues, Eduardo Domingos de Xangô e Nice Ferreira

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).