Você está aqui: Página Inicial / INCLUSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS

INCLUSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS

Publicado em 31/05/2022.
01 de junho marca o início do trabalho dos profissionais intérpretes de libras nas transmissões de sessões e audiências públicas

A manhã desta segunda-feira (30) ficou marcada na história da Câmara Municipal de Pelotas. O motivo foi a assinatura do contrato de trabalho de três profissionais intérpretes de libras. As servidoras passaram por um processo seletivo simplificado, uma parceria do poder legislativo com a Associação Pampeana dos Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras (APAMTILS), que realizou a escolha dos profissionais. As selecionadas começam as atividades na próxima quarta-feira, dia 01 de junho, com a participação da comunidade surda que garante presença em plenário para comemorar a inclusão.

A contratação dos intérpretes de libras era um desejo antigo da Casa e que veio a acontecer agora por esforços da Mesa Diretora 2022. O presidente Marcos Ferreira comemorou a contratação dos profissionais, tendo em vista a necessidade dos mesmos nas atividades legislativas. “Sempre foi um grande desejo e agora com assinatura dos contratos tenho certeza que as nossas atividades serão ainda mais democráticas através da inclusão”, disse Marcola.

O vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), acompanhou o processo e esteve presente para receber as profissionais, juntamente dos diretores geral e jurídico da Casa, Rafael Estrada e Luiz Cavalheiro.

Na oportunidade, foram ouvidas demandas de cidadãos com deficiência auditiva do município, através da conversa com a presidente da APAMTILS, Tânia Madeira.

Coitinho reconhece a necessidade e importância dos profissionais que representarão a Câmara:

“Sabemos o quão se faz necessária essa inclusão nos tempos atuais mais do que nunca. Nós temos a TV Câmara que transmite para toda a cidade as nossas sessões ordinárias, as audiências públicas e era uma demanda já solicitada pela comunidade dos surdos e também por alguns vereadores”, comentou Coitinho.

Por sua vez, a presidente Tânia Madeira comentou a respeito da seleção dos profissionais e ressaltou que o legislativo estará bem representado com a escolha:

“Foi uma banca extremamente qualificada que trabalhou pra essa seleção, trabalhamos com afinco porque temos como objetivo qualificar essa informação que chega para a comunidade surda. Hoje temos certeza que vocês estão contratando três tradutoras intérpretes com qualidade e que elas formarão uma equipe e atuarão em benefício da informação para comunidade surda”, salientou a presidente.

A intérprete recém-contratada, Alexandra Da Silva, falou da importância em dar a informação para a comunidade surda, e ressaltou a necessidade desta oportunidade do poder legislativo:

“Temos a possibilidade de dar acesso à informação para comunidade surda que, por anos, vem lutando por essa necessidade. A informação pra eles sempre chega atrasada e por vezes até mesmo distorcida. Eu entendo que é um passo muito importante para proporcionarmos a eles essa oportunidade e, além disso, é um desafio porque somos os tradutores e intérpretes que estaremos aqui passar essa informação”, disse
ela.

CURSO DE CAPACITAÇÃO

Na oportunidade, o presidente Marcola anunciou que em breve disponibilizará gratuitamente para todos os servidores efetivos da Câmara, assim como para um assessor de cada gabinete, um curso de capacitação onde todos tenham oportunidade de aprender a linguagem de sinais. Vereadores e CC´s que se interessarem poderão participar mediante adesão.