Você está aqui: Página Inicial / Ultrassonografia para gestantes do SUS demora em torno de 90 dias para ser realizada

Publicado em 08/08/2019.
Serão realizadas várias ações com o objetivo de informar as gestantes pelotenses sobre seus direitos.

Na véspera da 1ª Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Gestantes em Pelotas, na segunda semana de agosto, o mandato do PSOL realiza um conjunto de ações para informar as gestantes pelotenses sobre seus direitos e cobrar do poder público a realização do pré-natal de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a divulgação de boas práticas, do parto humanizado e o combate à violência obstétrica.

Na Audiência Pública que debateu a precariedade da saúde da mulher em Pelotas, no mês de julho, foi denunciada, entre outras problemáticas, a demora na realização de ultrassonografia, o desrespeito ao atendimento prioritário por parte de alguns laboratórios de análises clinicas e atendimento precarizado e demorado para gestantes de alto risco no município.

Em um pedido de informação emitido à Secretaria Municipal de Saúde pelo mandato do PSOL, sobre como estão sendo fornecidos os exames de ultrassonografia obstétrica no município, recebemos a preocupante resposta de que estão levando em torno de 90 dias para serem realizados e que são fornecidos apenas 1 (um) exame de ultrassom para gestação de baixo risco e 2 (dois) para gestação de alto risco, contrariando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), que preconiza, no mínimo, 3 exames durante o período gestacional (1 para cada trimestre).

Seguiremos fiscalizando a aplicação das políticas públicas em saúde no município de modo geral, e as direcionadas às gestantes e parturientes, cobrando melhorias da Prefeitura do PSDB e agilidade nos encaminhamentos de exames e procedimentos essenciais para a vida das mulheres e seus bebês.

Texto: Assessoria de Imprensa da vereadora Fernanda Miranda