Você está aqui: Página Inicial / Lei de autoria do vereador Paulo Coitinho homenageia história da Banda Empolgação

Publicado em 28/02/2023.
Norma é sancionada na Passarela do Samba pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB)

Através da Lei 7.147/2023 de autoria do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), a Banda Empolgação faz parte oficialmente do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Pelotas. O título foi entregue neste sábado (25), na abertura do segundo dia de carnaval no município e contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), além de representantes da diretoria da entidade.

A Empolgação, que completou 40 anos de trajetória em dezembro de 2022, representa e enaltece a cultura e diversidade do carnaval pelotense. Depois de sancionar a Lei na Passarela do Samba, a Chefe do Poder Executivo Municipal e o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), proponente da ação, vestiram a camisa da banda e participaram do desfile juntos dos foliões.
O parlamentar ressalta a importância cultural da Banda Empolgação para a valorização da festa popular e afirma ser uma reparação à história da entidade que há 40 anos abre os carnavais e que até hoje não tinha o reconhecimento público. “Junto ao Executivo construímos essa lei que é de extrema importância para a comunidade pelotense”, disse Coitinho.
O vereador ainda reforçou a campanha nacional “Não é não” contra o assédio sexual no carnaval, buscando garantir segurança e conscientização dos foliões quanto ao tema. A ação inclusiva se potencializou no período carnavalesco, mas o objetivo é combater o assédio durante o ano inteiro.

Texto: Assessoria de Imprensa – vereador Paulo Coitinho
Foto: Volmer Perez