Você está aqui: Página Inicial / Lei que institui Semana da Criatividade e Inovação é sancionada

Lei que institui Semana da Criatividade e Inovação é sancionada

Publicado em 23/04/2025.
Proposta elaborada pelo vereador Antônio Peixoto busca consolidar atividades no calendário oficial do Município e estimular a inovação e a economia criativa
Dentre as diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Criatividade, a Lei nº 7.384/2025 do vereador Antônio Peixoto (PSD) foi sancionada pelo prefeito Fernando Marroni, na terça-feira (22) e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (23). A iniciativa cria e insere no calendário de eventos do Município, a Semana da Criatividade e Inovação. A novidade foi comunicada pelo parlamentar durante o painel ACP Inovation, que também integrou a programação da data.

A proposta do vereador pretende ampliar e consolidar o ecossistema local focado no desenvolvimento a partir das novas ideias, projetos e tecnologias que movimentam a engrenagem da economia criativa. “Esta Semana vem para criarmos um espaço forte de debates, encontros, trocas de conhecimento, de experimentos, processos e sistemas desde o empreendimento mais modesto ao mais engenhoso. Queremos abrir espaços para conhecermos as inúmeras mentes criativas e retê-las em iniciativas locais da nossa cidade e evitar a fuga do capital intelectual”, justificou Peixoto.

A Semana da Criatividade e Inovação

Conforme a Lei 7.384, as ações relacionadas ao Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) serão integradas à Semana da Criatividade e Inovação de Pelotas. A Semana ocorrerá sempre a partir do dia 21 de abril, data estabelecida pela ONU para marcar as ações globais acerca da criatividade. O evento deverá ser celebrado por meio de reuniões, palestras, seminários, atividades culturais, workshops, feiras e demais programações voltadas à criatividade, inovação e à tecnologia, envolvendo estudantes, empreendedores e especialistas das mais variadas áreas.

No painel ACP Inovation, representantes da Associação Comercial de Pelotas e também do grupo que integra o ecossistema de inovação reiteraram a importância da implementação de uma lei de inovação para o município, buscando incentivar e fomentar o desenvolvimento local. Conforme a coordenadora do grupo de inovação da cidade, a empreendedora, Paola Porto, a ideia é consolidar a inovação em Pelotas e região para que a cidade passe a integrar o mapa da inovação no país. “A gente vem avançando bastante, com estes eventos, com a ampliação do debate, mas a lei da inovação é algo imprescindível para que entremos de vez neste mapa, para o nosso trabalho como um todo poder contar com esse selo, similar ao que muitos outros municípios já têm para credenciar o nosso movimento”, destacou.

De acordo com o parlamentar, o entendimento da presidência do Legislativo é de que a lei de inovação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidade e que os debates devem ser retomados. Para isso, a movimentação é para que o governo reencaminhe, em breve, à Casa, o projeto para ser reavaliado, rediscutido com o setor e aprovado.
Por assessoria do vereador Antônio Peixoto.
Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon