Você está aqui: Página Inicial / Leis do vereador Paulo Coitinho serão sancionadas neste sábado

Leis do vereador Paulo Coitinho serão sancionadas neste sábado

Publicado em 18/08/2023.
Iniciativas buscam fomentar e incentivar a cultura do município

Três leis de autoria do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) que estimulam a cultura local do município, devem ser sancionadas pelo Poder Executivo neste sábado (19), no Beco da Cultura, ao lado do Copa Rio. O objetivo é promover e legitimar espaços culturais que compõem a história de Pelotas.

A Lei de n.º 7.229/2023 declara a Banda Lua Cheia integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade de Pelotas. Conhecido inicialmente como Grupo de Swing balanço sua trajetória teve início em 1998 com encontros sucedidos no bar denominado Lua Cheia, localizado no bairro Laranjal, que após um tempo deixou de funcionar. Em 2014 a banda perdeu o seu fundador e vocalista Gérson Brasil, após ser acometido por AVC’S . A pedido do intérprete, sua irmã Miriam, deu segmento ao conjunto musical, abraçando seus companheiros. Atualmente a banda Lua Cheia carrega uma maior visibilidade devido a sua trajetória com apresentações até mesmo fora do país. Ao completar seus 35 anos de carreira, a banda também realiza o seu batismo tendo como padrinho o Orixá Xangô. Uma festa comemorativa acontece neste sábado, no clube Diamantinos, no centro de Pelotas.

No dia 03 de Fevereiro fica instituído, segundo a Lei 7.222/2023, o Dia Municipal do Sopapo, o regulamento também prevê a inserção da data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pelotas. A criação do código promove a presença do Tambor de Sopapo na Cultura da cidade além de ressaltar a essência da cultura negra e o resgate da memória cultural no município.

Já a Lei de n.º 7.221/2023, nomeia ‘Beco da Cultura’ o espaço localizado entre as ruas Andrades Neves e a Praça Coronel Pedro Osório na travessa Ismael Soares. O objetivo da iniciativa, é incentivar a memória histórica social, cultural e artística da comunidade por meios de apresentações culturais concedidas no espaço. O evento fornece acesso à arte e lazer de forma gratuita assim como, a divulgação do trabalho de artistas locais.

Para o proponente das leis, vereador Paulo Coitinho, o encontro de amanhã, no Beco da Cultura, junto a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), é um marco importante para a cultura pelotense, tendo em vista que três leis são de grande relevância e reconhecimento cultural.

É um resgate da cultura popular da cidade de Pelotas e particularmente um reconhecimento ao Giba-Giba, cantor, compositor pelotense, percursor do instrumento Sopapo que passará a ter um dia em sua homenagem no município de Pelotas que será 03 de fevereiro, data da sua morte”, conclui o parlamentar.

Texto e arte assessoria de comunicação vereador Paulo Coitinho (Cidadania)