Você está aqui: Página Inicial / Livro é lançado na Escola Luciana de Araújo

Livro é lançado na Escola Luciana de Araújo

Publicado em 29/04/2022.
Com o mesmo nome da instituição, material será distribuído na rede municipal de ensino

A tarde desta quinta-feira (28) foi especial para a rede municipal de ensino. Isso porque, no Dia da Educação, foi lançado oficialmente o livro infantil As Aventuras de Lu. O material de autoria do pelotense Jorge Braga e ilustrações de Larissa Silva, conta a história de Luciana Leopoldina de Araújo, mulher negra, que tão logo chegou a Pelotas dedicou sua vida a cuidar de meninas órfãs. O evento contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), da secretária de educação, Adriane Silveira, do secretário de cultura, Paulo Pedrozo, da diretora da escola, Renata Braga, Ingrid Santos, diretora do Instituto São Benedito, entre outras autoridades.

O parlamentar Coitinho representou a Câmara Municipal e como vice-presidente da Comissão de Educação, sentiu-se orgulhoso em fazer parte de todo processo.

“Fomos provocados pelo Jorge, um grande parceiro de construção, e tão logo fizemos esta intermediação entre ele e a secretaria de educação (SMED), pois entendemos ser muito importante essa iniciativa, principalmente por se tratar de uma figura como a de Luciana”, disse o vereador. Paulo ainda adianta que outros projetos com o autor devem surgir nos próximos anos. Jorge Braga falou da emoção de lançar seu livro que conta a história de Luciana, na instituição que homenageia a protagonista.

“Estou igual guri, feliz, emocionado. As pessoas estão abraçando a causa e acredito que muito disso seja por se tratar de uma história viva, de uma pessoa real. Já sinto essa energia, esse feedback das crianças ao ver o próprio autor levar essa história para elas. Está muito além da minha expectativa”, comemora o autor. Braga conta que possui um projeto chamado Autor Presente, onde desde de 2004 ele palestra em escolas e assim conhecendo a então diretora Simone Rosado, que falou do sonho em ter um livro que contasse a história de Luciana de Araújo.

As Aventuras de Lu teve a tiragem de 300 exemplares neste primeiro momento e a ideia, do autor e secretaria de educação é de que sejam impressos mais 1.000 exemplares para contemplar um número ainda maior de estudantes.

Por assessoria de comunicação vereador Paulo Coitinho (Cidadania).