Loteamento 8 de Março começa a receber rede de água do Sanep
Uma espera de pelo menos 11 anos está prestes a chegar ao fim. Cerca de 200 moradores do loteamento 8 de Março devem receber a tão aguardada rede de abastecimento de água em frente às residências. O Sanep iniciou o trabalho de expansão da distribuição, atendendo uma antiga reivindicação daquela comunidade, a mobilização de moradores e do vereador Antonio Peixoto (PSD).
O parlamentar esteve diversas vezes no local acompanhando a realidade dos moradores e ouvindo os principais problemas enfrentados. Em aproximadamente 50% do loteamento, a água chega por meio de mangueiras pretas soltas por cima de terrenos e até por dentro de valetas, um risco para a saúde de quem consome ou utiliza aquela água. "A situação no local era extremamente preocupante devido às condições com que a água potável chegava, podendo ser contaminada, risco iminente para os adultos e crianças, além de, em muitos momentos do dia, a água não chegar nas mangueiras. Acompanhamos esse sofrimento, fizemos abaixo assinado, reuniões com o Sanep e, finalmente, essa obra começou.", observou Peixoto.
Problemas e dificuldades
A moradora do loteamento, Yhevelin Pires, relata as dificuldades que enfrenta diariamente com a irregularidade no abastecimento e que precisa improvisar como dá para ter água ao longo do dia. “A água chega somente à noite e depois das 8h30 já não temos mais e a gente precisa se adaptar a isso juntado em baldes, garrafas, vasilhas. Esperamos que agora mude isso!”, comentou.
Carlos Carvalho, que é um dos moradores mais antigos, mora há 11 anos em uma das duas ruas que têm a rede do Sanep e há oito anos tem água ligada de forma regular. Entretanto, também tem o abastecimento comprometido durante várias horas do dia. “A gente até entende, mas é que são grandes extensões de rede improvisada com mangueira preta, com cerca de 20 casas e nós, lá na frente, acabamos ficando sem água. Essa situação atinge todo mundo do bairro”, detalhou.
Em uma reunião, no começo de janeiro, com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojhan, a situação foi amplamente detalhada. "Na oportunidade, mostrei o material que registramos no local e apresentei ao Sanep as imensas dificuldades e riscos a que a comunidade estava exposta. A direção se sensibilizou, entendeu a urgência e se comprometeu com a extensão. Em breve essa população terá uma nova realidade no acesso de um bem público essencial que é água", pontuou o vereador.
O trabalho no local foi iniciado pela rua 6, nos fundos do loteamento em direção à entrada e continuará na próxima semana, compreendendo a ampliação da rede de abastecimento de 60 milímetros para as demais ruas ainda não contempladas.
Fotos: Assessoria Antônio Peixoto