Você está aqui: Página Inicial / Mais perto do povo

Mais perto do povo

Publicado em 10/05/2022.
Câmara promove primeira audiência pública nos bairros desde a autorização das atividades presenciais no município.

A última sexta-feira (06) ficou marcada na história da Câmara Municipal de Pelotas. A primeira, de quarenta audiências públicas nos bairros, foi realizada com sucesso. Proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), o evento aconteceu no pátio da escola Piratinino de Almeida, no bairro Areal Fundos.

Dentre as demandas, assuntos como: iluminação pública, asfalto e controle de animais nas vias públicas foram debatidos com os moradores, que mesmo com as temperaturas baixas da estação, compareceram em grande número para a sessão.

O presidente da Casa, Marcos Ferreira (PTB) comemorou o sucesso do evento, e ressaltou que os próximos passos é reunir as demandas da população para apresentar à Secretaria de Governo e achar soluções:

"É momento de alegria a gente poder tirar a câmara de dentro do seu prédio, fazer audiência nos bairros, é a primeira de quarenta, tô muito feliz pela presença da população aqui do Areal, e que possamos também entregar para as pessoas os resultados que elas esperam dos parlamentares. Agora nós vamos levar as reivindicações aqui apresentadas à Secretaria de Governo, junto com os moradores, e vamos convidar eles para estarem junto conosco e cobrarmos. O objetivo das audiências é escutar a população, mas entregar os resultados'', afirmou Marcola

Por sua vez, a proponente do local da audiência, a vereadora Fernanda Miranda expressou a necessidade de assistir de perto os problemas do bairro e espera um retorno do poder executivo às demandas do mesmo:

"Eu sou moradora aqui do Areal desde da minha infância, moro aqui e essas reivindicações que hoje os moradores apresentaram são reivindicações históricas aqui do bairro. A gente tem um bairro que está está crescendo cada vez mais, mas infelizmente a gente não vê o retorno de manutenção desse bairro Falta escola de educação infantil, falta manutenção nas ruas, falta iluminação pública, falta políticas efetivas pro lazer, para cultura, e até próprios animais, que repetitivamente estão soltos nas vias. Enfim, uma série de questões, até da própria escola aqui, que reivindica muitas pautas. A prefeitura já conhece e já sabe disso, porque são demandas que a gente já tem encaminhado e nós esperamos que efetivamente a gente tenha uma resposta sobre esses problemas, que como ressaltei, são históricos e precisamos dessa atenção aqui no bairro'', afirmou Fernanda.

A moradora Nara Dias, aproveitou a oportunidade de conversar com os vereadores e expressar os problemas do bairro, além disso frisou a importância da presença do legislativo nos bairros:

''Sou moradora aqui no bairro Areal há muitos anos e hoje nessa audiência aqui eu vim reclamar, sabe? limpeza. iluminação e estamos sendo muito atacados pelos pitbulls na rua Alfredo Pujol, onde dono dos pit bulls não prendem os cachorros. Além da escuridão aqui no areal que está demais gente, muito, muito assustador, oito horas por aí tu já não pode mais andar na rua como a gente andava antes.

Os vereadores vindo aqui é muito bom pra nós, porque tu depende de condução, para poder falar com eles e muitas vezes não recebem a gente também'' afirmou a moradora.

O espaço também contou com a presença do atendimento da procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Pelotas, e do projeto Óleo Sustentável do Sanep. Participaram ainda da audiência os parlamentares, José Sizenando (UNIÃO BRASIL), Paulo Coitinho (CIDADANIA), Marisa Schwazer (PSB), Carla Cassais (PT), Jurandir Silva (PSOL) e Miriam Marroni (PT).

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO