Você está aqui: Página Inicial / Mandato do PSOL cobrará fiscalização intensa em eventos com aglomerações

Mandato do PSOL cobrará fiscalização intensa em eventos com aglomerações

Publicado em 07/01/2022.

Na última quinta-feira (06) a Prefeita Paula Mascarenhas reiterou que o município está passando novamente por um estado de calamidade e anunciou a publicação de um novo decreto com o objetivo de frear a contaminação por coronavírus, que mais uma vez bateu o recorde, desde o período mais crítico da pandemia, atingindo o pico de 3,71 para o índice de contaminação no município. Com um aumento de 148% nos atendimentos, a procura para realização de testes estava saturada, chegando a 250 novos casos positivados em 24 horas, o que vinha em uma média de 10 nos últimos 6 dias.

O decreto nº 6.522 trouxe medidas restritivas para a realização de eventos, shows e todos os locais com pistas de danças disponíveis, que deverão apresentar passaporte vacinal e teste antígeno para Covid-19 realizado em até 72 horas. Para os demais eventos de lazer, como os esportivos, cinemas, eventos sociais e infantis com buffet, entre outros, fica mantida a obrigatoriedade de apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo e segue valendo os protocolos do estado do sistema 3As.

"O que a gente tem visto por parte do poder público é uma proibição para realização de eventos populares e uma conivência com a realização de eventos privados, onde acabamos não vendo nenhum tipo de fiscalização mais rigorosa. É preciso sim que haja medidas de combate ao avanço da contaminação, que necessariamente irão passar pela fiscalização da realização de eventos sociais, e nós iremos cobrar que essa fiscalização seja feita de igual forma para todos os espaços” colocou a vereadora Fernanda Miranda do PSOL.

“No final a gente sabe que o trabalhador continua tendo que ficar aglomerado em ônibus lotados e os grandes eventos privados seguem com suas aglomerações sem fiscalização devida, e isso precisa acabar" completou. Segundo a parlamentar, o mandato irá questionar a Secretaria de Segurança sobre qual estratégia de fiscalização será adotada e que medidas serão tomadas para evitar casos de truculência nas abordagens.

O decreto ainda tem previsão de multa e detenção para quem infringir determinação do poder público afim de introduzir ou propagar doença contagiosa.

Por: assessoria da vereadora Fernanda Miranda (Psol)