Você está aqui: Página Inicial / Mandato do PSOL solicita entrega domiciliar de medicamentos da Farmácia Municipal

Mandato do PSOL solicita entrega domiciliar de medicamentos da Farmácia Municipal

Publicado em 03/04/2020.
Pedido visa atender grupos de risco e ainda inclui outras demandas
Mandato do PSOL solicita entrega domiciliar de medicamentos da Farmácia Municipal

Assessoria de Comunicação


     O mandato do PSOL, através da vereadora Fernanda Miranda, encaminhou ofício ao Comitê de Crise do Município solicitando uma série de medidas de segurança e combate à propagação do coronavírus no serviço e atendimento da Farmácia Municipal. A solicitação foi elaborada através de inúmeras denúncias e de constatação de que existe uma incompatibilidade entre as orientações da OMS, autoridades sanitárias, e dos próprios decretos estaduais e municipais, no que refere-se a não aglomeração e o modo como vem sendo ofertados os serviços na Farmácia Municipal, sobretudo quando a oferta destes coloca em exposição o dito grupo de risco à contaminação ou de seus cuidadores diretos.

     Embora haja uma orientação para que cada retirada seja realizada de modo individual e esteja ocorrendo uma espécie de triagem, ainda assim existe uma fila que faz com que pessoas fiquem aglomeradas e mais expostas ao contágio. 

     Outra medida necessária solicitada é a dispensação de maior número de medicamentos, aumentando o número ofertado por cada beneficiário, fazendo com que o assistido tenha acesso ao tratamento por um período maior, não sendo necessário realizar de modo frequente a sua retirada. 

     Também foi proposto a adoção do aumento (temporário) do número de responsáveis que encontram-se no registro para a retirada dos medicamentos, haja vista que uma única pessoa poderia até mesmo realizar a retirada para um grupo (não excluindo, assim, as que já encontram-se no cadastro), esse olhar solidário preservaria, inclusive, ao grupo que circunda a pessoa que depende de um cuidador ou que tenham em sua convivência alguém do grupo de risco, haja visto a alta virulência do vírus.

     Por fim, a vereadora propõe a disponibilização de um informativo publicizando em local de fácil acesso, preferencialmente nas páginas oficiais da Prefeitura, que indique os medicamentos que já estejam disponíveis para a sua retirada, tal qual havia anteriormente afixada na Farmácia Municipal. Muitas pessoas ao não conseguirem contato com a farmácia municipal,  realizado por telefone, deslocam-se até o local apenas para colher tal informação, muitas vezes encontrando a negativa do recebimento dos medicamentos. Tal medida não só evitaria a circulação de pessoas de forma desnecessária, como também evitaria aglomeração em filas. 

     Confira as medidas sugeridas pelo mandato do PSOL na câmara referente às atividades e serviços da Farmácia Municipal:

  1. Entrega domiciliar de medicamentos aos assistidos que encontram-se no grupo de risco. 

  2. Aumento, temporário, do número de pessoas cadastradas como responsáveis para a retirada dos medicamentos, sob indicação do beneficiário ou responsável deste. 

  3. Aumento da dispensação de medicamentos para contemplar um tratamento por maior período, evitando assim a frequente retirada destes.

  4. Disponibilização de informativo, preferencialmente nas páginas oficiais da Prefeitura de Pelotas, onde interessados possam ter fácil acesso a comunicação da chegada dos medicamentos, tal qual era anteriormente afixado na própria Farmácia Municipal. 

A vereadora Fernanda Miranda aguarda a resposta do Comitê de Crise do Município acerca das solicitações.

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO