Você está aqui: Página Inicial / Mercado Central pede apoio à Câmara de Vereadores

Mercado Central pede apoio à Câmara de Vereadores

Publicado em 15/01/2026.
Falta de conservação estrutural causa transtornos e riscos aos permissionários e frequentadores
Mercado Central pede apoio à Câmara de Vereadores

Reunião com permissionários

Na próxima semana, a Câmara realizará audiência pública para tratar, especificamente, do Mercado Central de Pelotas, encaminhada pela Mesa Diretora. Na manhã desta quinta-feira (15), comissão da Associação dos Permissionários esteve no Legislativo para pedir apoio, quanto à falta de conservação da infraestrutura do prédio histórico, reivindicada e aguardada há quatro anos. A forte chuva que ocorreu na tarde da quarta-feira (14) provocou alagamentos causados por goteiras e fogo na fiação elétrica. As calhas, obstruídas, não comportaram a vazão da água, que acabou atingindo lojas do local.

O presidente da Câmara, vereador Michel Promove (PP), sugeriu a realização da audiência pública com convocação prévia dos secretários municipais de Urbanismo e de Planejamento e Gestão, respectivamente, Otávio Peres e Salvador Martins, para tratar do projeto de restauração necessária ao prédio, com celeridade. Também levantou a possibilidade, considerando a urgência, do Município viabilizar a reforma via mitigatórias, evitando a burocracia e a demora de um processo de licitação. Permissionários aguardam as obras há anos e já as reivindicaram ao Executivo, reiteradas vezes, e ao Ministério Público.

A reunião com a Associação dos Permissionários do Mercado Central contou com a presença, além do presidente Michel Promove, dos vereadores Marcelo Bagé (PL), Antônio Peixoto (PSD) e César Brisolara (PSB). “Pedimos que a Câmara abrace o Mercado”, desabafou o presidente da classe, Guilherme Fiss, argumentando que se trata de patrimônio histórico nacional, que gera 250 empregos diretos, além dos indiretos.

O presidente Michel Promove salientou que o Legislativo, embora em período de recesso parlamentar, mantém as portas abertas e ritmo acelerado de trabalho. “O Mercado é cartão-postal de Pelotas, ponto turístico, local de grande frequência de consumidores e de público em geral. É referência para realização de atividades culturais, educativas e de outras origens. Vamos agilizar o apoio.”

 

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon