Você está aqui: Página Inicial / Miriam Marroni visita APAE e Cerenepe em agenda da Comissão da Pessoa com Deficiência

Publicado em 23/03/2022.

A vereadora Miriam Marroni (PT), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, visitou ontem a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (APAE) e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe). As duas instituições atendem, juntas, mais de 2,5 mil pessoas por mês com deficiência em Pelotas. Esteve no encontro no Cerenepe também o vice-presidente da comissão, o vereador Jone Soares (PSDB).

Na semana passada, os vereadores visitaram as escolas Alfredo Dub e Louis Braille. A conversa com os gestores das entidades é importante para apresentar a comissão, entender as principais demandas dessas instituições que prestam serviço à população com alguma deficiência e assim formular as políticas públicas necessárias.

A APAE vive um período de reestruturação devido a questões administrativas da Associação nos últimos anos, que implicou em dificuldades financeiras. A APAE atende a pessoas com os mais diversos tipos de deficiência mental e intelectual - síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e retardo mental.

São mais de 1,2 mil atendimentos na área da saúde, com serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicólogo, neurologia e assistência social. A APAE atua também na área da educação e da assistência social, com repasses do município vinculada às três secretarias.

No Cerenepe, há uma grande fila para o atendimento, especialmente às crianças autistas. O Centro não consegue acompanhar o aumento da demanda, devido à falta de profissionais ocasionada pelas dificuldades de obter recursos, assim como a APAE.

Mensalmente, são 1,4 mil atendimentos na instituição. Uma das possibilidades de solução envolve um valor complementar por parte do município para ampliar a capacidade das instituições.

"Tenho a convicção da importância central do trabalho complementar das instituições especializadas para o processo de inclusão, tanto como suporte para as escolas públicas, quanto para a socialização e saúde", disse Miriam.

A vereadora ressaltou a importância que a Comissão da Pessoa com Deficiência vai ter na formalização de políticas públicas. "É importante ter o repasse de verbas para as instituições conseguirem contratar os profissionais adequados, como fonoaudiólogos e fisioterapeutas, e assim conseguir suprir o aumento da demanda", concluiu.

Por assessoria de imprensa vereadora Míriam Marroni (PT).