Você está aqui: Página Inicial / Mulheres são homenageadas em Sessão Solene

Mulheres são homenageadas em Sessão Solene

Publicado em 08/03/2024.
Prêmio Mulher Doce e Guerreira foi entregue pelos parlamentares

Na manhã da última quinta-feira (07), a Casa Legislativa através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania realizou uma Sessão Solene com a entrega de um prêmio “Mulher Doce e Guerreira” para realizar uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O encontro foi realizado no Plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza.

Através de uma proposição do vereador César Brisolara (Cesinha-PSB), a Câmara Municipal de Pelotas reservou um dia especial para homenagear e celebrar o Mês da Mulher. Durante esse evento significativo, cada parlamentar teve a oportunidade de reconhecer e honrar uma mulher notável por suas contribuições excepcionais para a comunidade de Pelotas. As homenageadas foram agraciadas com o prêmio “Mulher Doce e Guerreira”, em reconhecimento às suas atividades que enriquecem a cidade de Pelotas. A iniciativa reconhece e celebra o papel fundamental das mulheres em Pelotas, reforçando o compromisso com a igualdade de gênero e valorizando suas conquistas na comunidade.

A empreendedora Raquel Mendes Ruiz oferece serviços de alongamento de unhas no bairro Guabiroba. Sua dedicação inclui a promoção do empoderamento feminino, inspirando mulheres em busca de autoestima e confiança.Minha satisfação é imensa em representar as mulheres empreendedoras dos bairros", diz Raquel. "Durante quatro anos, atuei na área de nail design, mas nem sempre foi minha fonte de renda. Tive que superar obstáculos para construir meu espaço e hoje trabalho nesse ramo, que é muito gratificante para mim.” Formada em Ciências Biológicas, Raquel trabalhou em sua área e fez vários cursos até encontrar sua verdadeira paixão. "Costumo dizer às minhas clientes e amigas que, em um dia de sol no meu antigo emprego, estressada diante do computador, me perguntei se passaria a vida fazendo algo que não gostava apenas pelo dinheiro. Pouco depois, encontrei minha resposta. Me descobri como nail designer e abri meu próprio espaço na Guabiroba”. Ela reflete sobre a importância de sua localização: "Às vezes, nos questionamos por que estamos trabalhando em um determinado bairro, sentindo-nos invisíveis. Hoje estou aqui para representar todas nós. Estou muito grata por estar presente e pelo convite.” Concluiu.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, (Cesinha-PSB), destacou a importância histórica e a necessidade de representatividade não apenas no âmbito político, mas em todas as esferas da sociedade."Esta Casa tem um histórico de luta que precisa ser constantemente lembrado. Neste momento, é crucial resistir para garantir, no mínimo, os direitos das mulheres na sociedade. Gostaria de expressar um agradecimento especial a todas as mulheres desta Casa. É com grande alegria que, delegado pelo nosso presidente, dedicamos esta Sessão Solene a essas verdadeiras guerreiras, cada uma com sua trajetória única. Testemunhamos, nesta manhã, mulheres extraordinárias em diferentes esferas da vida, desde manicures e pescadoras até professoras, psicólogas, comerciantes, autônomas, empreendedoras e tantas outras mãos que moldam e constroem o futuro de nossa Pelotas. São mãos que transformam e inspiram em todos os governos e legislaturas. Essas mulheres continuam a construir a cidade, cada uma desempenhando um papel único que contribui para a riqueza e diversidade de nossa sociedade. Como homens, não podemos esquecer que mais de 50% do Brasil é composto por mulheres, e os outros 50% são filhos dessas mulheres. É crucial destacar que nossa sociedade é machista e não proporciona oportunidades iguais para as mulheres." Ressaltou o parlamentar .

O presidente da Casa, o parlamentar Anderson Garcia (PODEMOS) enfatizou sobre a importância da inclusão ao observar o plenário repleto de mulheres e ainda essaltou a necessidade de continuar os esforços para que mais mulheres ocupem cargos nos parlamentos em diversas regiões. O mais inclusivo é vermos esse plenário cheio de mulheres. Devemos continuar os trabalhos para que mais mulheres ocupem os parlamentos em diferentes regiões. Ressaltou o edil.

Confira abaixo a relação completa de todas as homenageadas:

VEREADOR

INDICAÇÃO

Anderson Garcia

Sandra Castro Moraes

Carla Cassais

Maritza Flores Ferreira Freitas

Carlos Júnior

Maria Cristina Valente (não vem)

Cauê Fuhro Souto

Mariluce dos Santos Kurz Vieira

César Brisolara