Você está aqui: Página Inicial / Mulheres empreendedoras de Pelotas discutem apoio e visibilidade Encontro será em Audiência Pública na Câmara Municipal nesta quinta

Publicado em 23/03/2022.

No mês da mulher, um importante setor da sociedade entra na pauta de discussões na Câmara de Pelotas. “Os desafios e perspectivas para as mulheres empreendedoras e artesãs pelotenses” é tema de audiência pública nesta quinta-feira, no Plenário da Câmara Municipal. O proponente é o primeiro suplente de vereador do PSD, jornalista Antonio Peixoto, que protocolou a proposição do encontro quando assumiu, por três dias, a vereança na última semana do ano passado no lugar do vereador titular Carlos Jr. (PSD).

A ideia da Audiência Pública é fomentar parceiros, a fim de oportunizar cursos, acompanhamento profissional, infraestrutura para eventos e ideias que possam agregar maior participação das mulheres e seus negócios na comunidade. “Queremos identificar os grupos de mulheres que tem seus negócios em Pelotas e buscar parcerias públicas e privadas com o objetivo de incentivar, dar suporte e alavancar as atividades que, sobretudo, envolvem pequenas empresárias formais e informais”, destaca Peixoto que, na atividade de repórter independente, há mais de quatro anos vem acompanhando o trabalho de vários destes grupos, ajudando a divulgar as feiras e eventos. A lista inclui Bazar Anteparo Mix, Grupo São Cristóvão, Feira no Clube Caixeral, Associação das Artesãs, Feira do Mercado e Feira da Cohabpel, entre outros.

Um destes diversos grupos é o de “Mulheres Empreendedoras”, criado há 4 anos, reunindo 256 integrantes que se dedicam a atividades diversas como a comercialização de plantas suculentas, doces e salgados, artesanato e prestação de serviços. Desde 2019, dezenas delas participam da feira oficial anual do grupo e de eventos como a Expofeira, cuja presença das mulheres foi considerada um sucesso por todas na última edição, a convite da Associação Rural. Silvia Leão, líder do grupo, revela que a meta é realizar três feiras anuais. Segundo ela, o interesse crescente pelo empreendedorismo, mesmo na pandemia, tem mantido o grupo mobilizado. “As mulheres querem, não só alavancar os seus pequenos negócios, mas muitas delas se dedicam a ter uma ocupação sadia depois da aposentadoria e isso traz só benefícios para a economia local e para a questão psicológica delas”, afirma Sílvia que mantém nas redes sociais um grupo chamado Vitrine Mulheres Empreendedoras, com 32 mil participantes, dedicado a dar visibilidade ao trabalho delas também na Internet.

Segundo dados do Sebrae de 2020, o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras no mundo, com 30 milhões de pessoas. As mulheres ainda representam 48% do total de empreendedores brasileiros. Destas, grande parte se dedica ao artesanato, uma atividade que também merece atenção. “Temos várias artesãs individuais e organizadas em ateliers, inclusive uma associação local e pequenos eventos ocasionais em diversos bairros que merecem maior incentivo, visibilidade e suporte. Um exemplo desse potencial é em datas como Páscoa e Natal, quando produtos temáticos poderiam ter mais procura se houvesse apoio maior”, aponta Peixoto.

A audiência pública será nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, no Plenário da Câmara, na Rua XV de Novembro 207.

Por assessoria de imprensa do vereador suplente Antônio Peixoto (PSD).

Foto: Sílvia Leão