Você está aqui: Página Inicial / Padre Caponi recebe homenagem do vereador Paulo Coitinho

Padre Caponi recebe homenagem do vereador Paulo Coitinho

Publicado em 26/02/2024.
Encontro propôs o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade

A Câmara Municipal de Pelotas, através da proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), concedeu uma placa de reconhecimento ao Padre Armindo Luiz Caponi em virtude de sua caridade, dedicação e zelo para com a comunidade do município.

Armindo Luiz Caponi, nascido em 17 de julho de 1930, em Canela, Rio Grande do Sul, iniciou sua jornada religiosa aos 12 anos, ingressando no Seminário em São Leopoldo. Após sua ordenação, dedicou 18 anos de sua vida em Jaguarão, onde é carinhosamente lembrado. Durante esse tempo, fundou o Lar de Meninos, oferecendo apoio a jovens carentes através de diversas oficinas educacionais.

Padre Caponi serviu por dois anos na Catedral São Francisco de Paula e, em 1977, assumiu como Pároco da Paróquia Sant’Ana, na Colônia Maciel, onde permanece há 46 anos. Sua atuação no 8º Distrito de Pelotas, foi fundamental na implementação da eletricidade e do telefone fixo na região. Além disso, foi o responsável pela criação da Rádio Comunitária Padre Reinado, uma ferramenta essencial para a divulgação das atividades e notícias na comunidade.

Atualmente, o homenageado se dedica ativamente à Casa de Acolhida Madre Teresa de Calcutá, que oferece cuidados integrais a crianças cujos pais trabalham na agricultura local. Ele também está envolvido na distribuição mensal de alimentos através do Banco Madre Teresa de Calcutá, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade.

O proponente da ação, o parlamentar Paulo Coitinho (CIDADANIA), salienta sobre a importancia de iniciativas como esta que valorizam pessoas como Caponi que dedicam sua vida para a comunidade.

"Me sinto hornrado em entregar esta placa de reconhecimento ao Padre Luiz Caponi, em comemoração aos seus 94 anos de vida e tantos destes dedicados ao serviço à comunidade da Colônia Maciel. Ele não só dedicou sua vida ao sacerdócio, mas também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento social, incluindo a conquista de um ônibus para a Colônia, mantendo as passagens acessíveis. Como vereador, é uma enorme alegria prestar essa homenagem merecida a um líder tão dedicado e influente em nossa comunidade", concluiu o parlamentar.

Texto: assessoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Foto: Foto: Eduarda Damasceno