Você está aqui: Página Inicial / Palestra sobre Mobilidade Urbana movimenta a Câmara Municipal

Palestra sobre Mobilidade Urbana movimenta a Câmara Municipal

Publicado em 28/04/2022.

Com intuito de debater e aprofundar os grandes temas que desafiam a cidade de Pelotas, a Câmara Municipal iniciou na última terça uma série de palestras e seminários com autoridades credenciadas para discutir tecnicamente diversos assuntos. A primeira proposta foi da vereadora Míriam Marroni (PT), que trouxe à tona o tema da Mobilidade Urbana.

A palestra “Os Dilemas da Mobilidade Urbana no Século XXI” teve como destaque a presença Dr. Prof. Luís Antônio Lindau, diretor do programa de Cidades WRI Brasil. Ph.D em transportes pela universidade de Southampton, Luís foi um dos fundadores e por duas vezes presidente da Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Também foi consultor da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) durante a década de 1980, membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do Transportation Research Board, além de autor renomado sobre Transportes, tendo escrito mais de 200 capítulos de livros e ministrando palestras ao redor do mundo para falar de transporte urbano, segurança viária e sustentabilidade do transporte.

A parlamentar proponente, ressaltou a importância de ter uma ''‘mentalidade’'' de transporte coletivo, uma vez que a crítica refere-se aos ônibus lotados fruto da falta de horários e planejamento.

''É um assunto muito pertinente, pois existe uma crise no sistema de mobilidade que piorou após o retorno da pandemia. Mudou o nosso cenário e precisamos debater, organizar e planejar para que se tenha fluidez e comodidade para os usuários e principalmente para os trabalhadores que pegam o transporte coletivo . Outro aspecto interessante de se observar, é o número excessivo de carros nas vias públicas, o que aumenta o número de acidentes, além da poluição gerada”, disse a vereadora.

Por sua vez, o vereador Michel Promove (PP), exaltou a necessidade de acontecerem palestras e seminários como este, e aproveitou para endossar em debates que envolvem o trânsito municipal com foco no estacionamento rotativo.

''A cada dia acaba se tornando mais inviável estacionar pelas ruas, principalmente no centro da cidade. O estacionamento rotativo, que na verdade não é rotativo, é uma pauta que precisa ser levantada. Para quem tem condições, o estacionamento deixa de ser rotativo, acaba sendo apenas uma fonte de arrecadação financeira e , como sempre, a população menos favorecida é prejudicada”, disse Promove. Ele ainda complementa dizendo que é preciso debater como prioridade a reforma do Plano Diretor, pois segundo o vereador é a regra que rege o crescimento ou não de uma cidade.

Sendo um pouco mais jovem, aprendi bastante em plenário no dia de hoje e fiquei entusiasmado, rodeado de professores, onde pude explanar também as minhas opiniões”, conclui.

Para o professor e palestrante Luís Lindau, a pandemia deixou aprendizados para o transporte coletivo, além disso, ele ressalta a importância da criação de estratégias financeiras para assegurar um transporte coletivo de qualidade:

''Mobilidade Urbana também é questão de sobrevivência. Precisamos salvar o transporte coletivo. Existem muitas pessoas que dependem unicamente dele para se locomoverem em maiores distâncias e, obviamente, a tarifa não consegue se sustentar. Nas cidades do mundo com bons sistemas de transportes existe uma contribuição de receitas extratarifárias e elas precisam ser buscadas. Vemos que precisa ser criado um Fundo de Transporte e esse recurso precisa alimentar o então sistema de transporte coletivo, para que a gente possa sobreviver, avançar e prosperar com o transporte. Aprendemos com a pandemia que nem todas as atividades precisam começar ao mesmo tempo. Então, ao espaçar essas atividades conseguiremos levar a mesma quantidade de pessoas mais dispersas ao longo do dia e isso exigiria menos frota e, portanto, uma menor tarifa”, disse o palestrante.

O evento contou também com a presença dos vereadores Carla Cassais (PT), e Jurandir Silva (PSOL), do Secretário de Trânsito e Transporte Flávio Al Alam, do Diretor Especial da Casa, Gilberto Cunha, além de funcionários da Câmara Municipal.