Você está aqui: Página Inicial / Patrono da Semana Farroupilha, vereador Paulo Coitinho, prestigia a geração e distribuição da Chama Crioula em Canguçu

Publicado em 15/08/2022.

Aconteceu na sexta-feira e sábado, 12 e 13 de agosto, na cidade de Canguçu, a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, que marca a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul.

A cidade faz parte da 21ª Região Tradicionalista (RT) e recebeu mais de mil cavalarianos de todo estado. Distribuídas em 30 Regiões Tradicionalistas, nos próximos dias dezenas de grupos terão a missão de espalhar a centelha da chama crioula pelos 497 municípios do RS. Segundo a tradição, o fogo simboliza a coragem, a união dos povos e o sentimento telúrico do gaúcho pelas suas tradições.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, Cultura e Festas Popular, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), teve seu nome indicado pela 26a RT para ser o patrono da Semana Farroupilha 2022. Honrado e agradecido pelo convite, o parlamentar prestigiou a geração e distribuição da chama crioula e falou sobre o importante momento.

“Primeiro gostaria de salientar mais uma vez a honra que a mim foi conferida de ser o patrono da 26a Região Tradicionalista na Semana Farroupilha. Sou um amante das tradições e em entusiasta da nossa cultura, por isso nunca medi e jamais medirei esforços para, dentro do meu alcance, ajudar no desenvolvimento e crescimento da nossa linda cultura gaúcha”, disse o primeiro-secretário do poder legislativo pelotense.

Na oportunidade foi apresentado o espetáculo “Liberdade, pelas asas do Gavião”, que conta a história do canguçuense, Joaquim Teixeira Nunes, o coronel Gavião, líder dos Lanceiros Negros Farrapos. O evento aconteceu no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, de forma aberta e gratuita ao público.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).