Você está aqui: Página Inicial / Paulo Coitinho é o patrono da Semana Farroupilha 2022

Paulo Coitinho é o patrono da Semana Farroupilha 2022

Publicado em 12/07/2022.

Através do ofício 003/2022 com data de 08 de junho, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania)foi convidado pela 26a Região Tradicionalista (RT) para ser o patrono da Semana Farroupilha deste ano. A decisão foi tomada após reunião de patrões e a entrega do documento aconteceu na segunda-feira, 11, na sala da presidência do legislativo e contou com a presença do presidente Marcos Ferreira (Marcola – sem partido), além da diretora cultural da 26a RT, Luciane Neves Dias.

O coordenador da região, Márcio Adir Soares Correa, explica que todos os anos se busca um nome, não somente dentro do movimento, mas na sociedade em geral, de pessoas que ajudam e fomentam o tradicionalismo.

“Foi uma indicação minha e aprovada por unanimidade pela patronagem o nome do vereador Paulo Coitinho, que há um bom tempo luta pelo nosso movimento e pela manutenção da nossa entidade”, disse Correa.

Desde o início do seu mandato como vereador, Coitinho tem se engajado com o tema. Foi proponente da lei já aprovada que inclui o conteúdo sobre tradicionalismo, cultura e folclore gaúcho no currículo escolar da rede municipal, criou e é o atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo e Festas Populares de Pelotas e foi incansável na busca e garantia para a realização da 32a edição do Fecars em Pelotas. Por esses motivos, no final de 2021, o parlamentar recebeu a Comenda João de Barro, a mais alta honraria concedida pelo MTG.

Ser patrono da Semana Farroupilha significa ser o representante deste evento perante todos os órgãos sociais, culturais e imprensa da cidade.

“A Semana Farroupilha se constitui na década de 40 com a primeira ronda crioula instituída no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre. Naquela semana, Paixão Cortes e Barbosa Lessa, precursores e fundadores do movimento tradicionalista uniram a chama da pátria à chama crioula, e passou-se então a se fazer nesta semana que se encerra no dia 20 de setembro, a ronda crioula, que hoje chamamos de semana farroupilha”, explica o 1° sota capataz da 26a RT, Mário Lúcio Moreira, responsável pelo setor administrativo.

O agraciado com o título falou sobre a alegria e satisfação em receber o convite que, segundo ele, é uma forma de representar, comemorar e relembrar as artes, cultura e a valorização do povo gaúcho como identidade cultural e social.

“Desde o início do nosso mandato trouxemos para este parlamento discussões importante como o tradicionalismo. Não queremos e não podemos nos afastarmos ainda mais do que já nos foi tirado por quase 2 anos devido a pandemia. Essa retomada é importante e esse reconhecimento me deixa feliz e orgulhoso, sabendo que estamos no caminho certo e que continuaremos juntos lutando pelas causas do nosso Rio Grande”, disse o vereador.

Este ano, a geração e distribuição da chama crioula para todas as regiões do estado, acontece no dia 12 de agosto, em Canguçu.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).