Peixoto e Del Pino alinham demandas para a Educação
O vereador Antônio Peixoto (PSD) esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (29), na Secretaria Municipal de Educação (SME), com o titular da pasta, Mauro Del Pino. Na pauta do encontro estiveram algumas demandas voltadas para as escolas e a situação de profissionais como os orientadores educacionais que ainda aguardam ser chamados pelo concurso público edital 133/2019.
Conforme o parlamentar, esse primeiro contato foi para se ter um panorama da situação da rede municipal diante da proximidade do início do ano letivo e avaliar possíveis parcerias para melhorar a Educação no município. “Estamos aqui ouvindo o secretário e também trazendo a nossa disposição em contribuir por meio da destinação de emendas impositivas com aquilo que realmente é necessário e queremos trabalhar em conjunto para agilizarmos as soluções”, projetou o vereador.
Orientadores educacionais aguardam nomeação
Durante o encontro, Peixoto também questionou a situação de profissionais que aguardam ser chamados depois de aprovados no concurso público do edital 133/2019. Demanda que o parlamentar já acompanha há quase dois anos. “O concurso está na validade, conseguimos a prorrogação até novembro, foi um trabalho que fizemos em 2023 para prorrogar o prazo de validação, na condição de vereador suplente à época e hoje estamos aqui trazendo essa situação ao secretário”, detalhou Peixoto.
No começo da semana, um grupo de orientadores educacionais esteve reunido com Peixoto para tratar do assunto. Pelo menos 16 aprovados de um total de 57 ainda não foram chamados. Segundo os profissionais, existe a necessidade de orientadores em várias escolas da rede municipal como a Emei Mário Quintana e nas Emefs Nossa Senhora do Carmo, Ferreira Viana e Machado de Assis. O ano letivo da rede municipal começa no dia 10 de fevereiro para a zona rural e 17 para as escolas da zona urbana.
Ainda conforme os profissionais, o Conselho Municipal de Educação conseguiu a aprovação da Resolução nº 6 que determina que cada escola de Educação Infantil tenha um orientador de 40 horas semanais e as escolas de Ensino Fundamental um profissional de 40 horas a cada 200 alunos.
Melhorias e ano letivo
De acordo com o Del Pino, a secretaria está organizando reuniões de trabalho com as equipes diretivas para traçar as principais urgências na rede municipal a fim de estar em condições já para o inicio do ano letivo, previsto para o dia 10 de fevereiro nas escolas da zona rural e 17 de fevereiro, nas escolas da zona urbana. Entre as demandas estão a reposição de profissionais da educação.
“Estamos tomando três ações em relação a reposição das vagas desses profissionais em adequação às necessidades das escolas. Uma é em função dos concursos existentes, procurar verificar a demanda por essas vagas e chamá-los antes que os concursos expirem. Outra medida é suprir, imediatamente, as necessidades das escolas por contratações emergenciais, neste sentido o governo está trabalhando para apresentar à câmara um projeto. E por fim, fazer concursos para as áreas que não tem nenhum processo de seleção em andamento”, detalhou o secretário, informando ainda que as vagas estão sendo preenchidas conforme as necessidades vão sendo identificadas: a exemplo da nomeação publicada, na última sexta-feira, em que 16 profissionais foram chamados para Educação.
Também acompanharam a reunião, a coordenadora de Gestão Escolar, Gisane Campos e a chefe de gabinete, Melina Félix.