Peixoto presta homenagem a GMs na Câmara Municipal
No mês em que a Guarda Municipal de Pelotas completa 35 anos, a relevância do trabalho da corporação diante da comunidade, expressa pela bravura e capacitação do seu efetivo foi destacada no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, na manhã desta quinta-feira (27). O vereador vice-presidente da Comissão de Segurança, Antonio Peixoto (PSD), apresentou uma moção de reconhecimento ressaltando a atuação dos GMs Renato Rosa Meirelles, Sandro Beloto e Rafael Rodrigues, em ocorrência que salvou a vida de uma criança de quatro anos.
Conforme o parlamentar, esses servidores da segurança já haviam sido agradecidos pela comunidade, nas redes sociais e agora esta justa homenagem feita pela Câmara é fundamental para evidenciar a importância do trabalho da Guarda frente à população pelotense. “Eles cumpriram um nobre papel enquanto cidadãos e profissionais da segurança pública que é o de proteger e salvar a vida. Precisamos ressaltar isso para mostrarmos pra sociedade a importância desses servidores no dia a dia da cidade, em diferentes aspectos da segurança e proteção”, observou Peixoto.
A ocorrência
No último dia 10 de fevereiro, com muita precisão, técnica e conhecimento, os três profissionais agiram rápido quando um casal chegou à sede da corporação, pedindo socorro, com uma criança em situação de engasgo. O GM Meirelles realizou as manobras de compressão abdominal, fazendo com que a menina voltasse a respirar. Diante do agravamento da situação os outros dois colegas correram para pegar a viatura e levaram a menina para o pronto socorro, ação que resultou no salvamento da vida da criança pequena de quatro anos.
De acordo com o GM Meirelles foi uma ocorrência inédita para ele, já que nunca havia se deparado com essa situação e embora tenha a rotina de treinos anuais para este tipo de atendimento é sempre muito tenso diante do desespero dos pais. “Foi a primeira vez que atendi uma ocorrência dessas, temos todo o treinamento, mas espero que seja a última, porque envolve todo um sentimento, eu também sou pai. E graças a Deus deu tudo certo, fizemos a manobra e é muito bom saber que não só eu, mas meus colegas também, juntos conseguimos fazer a diferença na vida da menina e de uma família inteira”, detalhou o servidor.
Por assessoria do vereador Antonio Peixoto (PSD).
Foto: Fernanda Tarnac