Você está aqui: Página Inicial / Peixoto recebe apoio ao projeto que consolida o legado dos Povos de Terreiro e Comunidade de Matriz Africana

Publicado em 25/07/2023.

Na última sexta-feira (21) o vereador Antonio Peixoto (PSD) esteve em audiência na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), onde foi recebido pelo titular da pasta, Paulo Pedrozo, e pelo diretor e a gerente de manifestações populares, André Müller e Helenira Brasil, respectivamente. Durante o encontro Peixoto recebeu aceno favorável à sua proposta protocolada na Câmara Municipal de Pelotas, que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Pelotas, a cultura, a religião, a tradição do Povo de Terreiro e as Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Após, o vereador visitou o gabinete da Prefeita Paula Mascarenhas que se disse sensibilizada com a proposta e que poderia contar com o apoio dela para sancionar a lei, depois da aprovação no Poder Legislativo.
Já no início da tarde de sábado, um ato promovido em frente ao prédio da Câmara Municipal de Pelotas por lideranças de várias casas religiosas de matriz africana da cidade, serviu para a entrega de documentos que expressam total aceitação à iniciativa do vereador. Sentimento compartilhado pelo Presidente do PSD Pelotas, e atual Assessor Especial do Esporte, Carlos Junior, que esteve presente na manifestação.

O projeto de lei foi debatido pelo vereador em conjunto com os umbandistas Anderson e Elisandro do Reino do Vô de Chico sediado no Fragata e com o Babalorixá Juliano, então presidente do Conselho do Povo de Terreiro à época da elaboração.

Peixoto lembrou que o projeto está fundamentado nas definições do Conselho Estadual do Povo de Terreiro, o primeiro conselho com essa temática fundado no Brasil. Juridicamente está ancorado no artigo 216 da Constituição Federal que versa sobre a constituição do Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza material e imaterial, à luz dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem, os modos de criar, fazer e viver do Povo de Terreiro e as Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. “Espero contar com o voto favorável dos demais colegas de Legislativo afinal é um avanço na diminuição das incorreções ainda presentes nos relatos que contam a história, cultura e religiosidade afrodescente”, afirmou o parlamentar.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peixoto