Você está aqui: Página Inicial / Pelotas aprova fixação de goleiras em espaços esportivos e de lazer

Pelotas aprova fixação de goleiras em espaços esportivos e de lazer

Publicado em 11/08/2023.
Projeto de Lei, denominado de Marina Fallavena, é uma iniciativa do vereador Cristiano Silva (UNIÃO).

De acordo com um relatório da ONG Criança Segura, acidentes são a principal causa de morte de crianças, de 1 a 14 anos no Brasil. Ocorridos domésticos, levaram a óbito cerca de 8.629 menores em 2022. Esse número assustador mostra uma realidade que poucos conhecem.

Pensando em atuar na prevenção e salvar vidas, o vereador Cristiano Silva (UNIÃO), protocolou o Projeto de Lei Marina Fallavena, que dispõe sobre a fixação de goleiras em espaços públicos e privados destinados à prática esportiva e de lazer em Pelotas. A iniciativa carrega o nome de Marina, que em outubro de 2022, aos 11 anos de idade, perdeu a vida quando a trave da quadra do condomínio em que morava, em Porto Alegre, caiu sobre ela.

O Projeto de Lei que estava em tramitação na Casa Legislativa, foi aprovado em Sessão Ordinária, na manhã desta quarta-feira (09). Para o proponente, vereador Cristiano Silva, “esta é uma forma de chamar a atenção da comunidade”. O parlamentar salienta: “precisamos atuar no campo da prevenção e evitar que nossas crianças e adolescentes sejam vítimas de tragédias como a que aconteceu com a Marina”.

Para Adriana Espírito Santo, mãe de Marina Fallavena, a ideia “é divulgar a lei e os riscos das goleiras soltas, para que todos saibam e tenham a atitude de exercer cidadania, de olhar se as estruturas estão fixadas e colaborar, trazendo a responsabilidade para si, como adulto responsável e protegendo as crianças e adolescentes, principais vítimas deste tipo de acidente”. Adriana salienta: “nossa família está se sentindo acolhida e emocionada por termos aprovado a Lei Marina Fallavena em Pelotas”.

Com a aprovação da Câmara Municipal de Pelotas, o Projeto de Lei segue agora para análise do Executivo Municipal, para que se torne lei.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Cristiano Silva

Foto: Fernanda Tarnac