Pelotas deve ganhar estrutura esportiva multifuncional
Um espaço destinado à prática esportiva e também com capacidade de acolhimento a desalojados em possíveis situações de risco climáticos. A construção de um ginásio multifuncional em Pelotas é a proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Esportes junto ao Plano Rio Grande de Reconstrução. A liberação de recursos foi anunciada pelo secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral (PSD) que inseriu o projeto no Plano. Em Pelotas, o assunto vem sendo conduzido pelo Vereador Antonio Peixoto (PSD), desde o começo de abril, quando o parlamentar esteve reunido com o secretário em Porto Alegre e começou a articulação junto à Prefeitura para a habilitação e escolha da área onde será construída a estrutura.
Conforme o vereador, a parte que cabe ao Município é a destinação de uma área pública de, pelo menos, dois mil metros quadrados para a construção do ginásio com acesso pavimentado e ágil a rodovias. “Já levamos a proposta ao prefeito, aos secretários de Governo, Planejamento e também estivemos reunidos com os profissionais da Secretaria de Urbanismo avaliando algumas possibilidades de locais públicos. O futuro local precisa atender um requisito fundamental: não pode ser em área alagadiça”, detalhou Peixoto.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Otávio Peres, há no município a constatação desde o ano passado, da constituição de uma rede de abrigos emergenciais e essa oportunidade é um ponto central na construção desta rede. “Estamos desde abril conversando com o vereador Peixoto, sobre essa indicação de Pelotas receber essa estrutura e estamos fazendo um conjunto de análise, avaliando os terrenos da prefeitura disponíveis, áreas institucionais, considerando os espaços esportivos já existentes e a distância das áreas baixas e suscetíveis a alagamentos”, informou o gestor. A prefeitura deve considerar também para a escolha da área, o papel social que a estrutura cumprirá ao beneficiar determinada comunidade.
O projeto do ginásio é padrão, terá quadra com dimensão oficial de 20m x 40m e será executado em parceria com os maiores municípios atingidos pelas enchentes do ano passado. O valor investido ficará entre R$ 3,5 e 5 milhões via fundo gaúcho da reconstrução (Funrigs).
Por assessoria do vereador Antonio Peixoto (PSD).