Você está aqui: Página Inicial / Pelotas deve ganhar estrutura esportiva multifuncional

Pelotas deve ganhar estrutura esportiva multifuncional

Publicado em 13/06/2025.
Vereador Antônio Peixoto atua na articulação para a implantação de um ginásio que sirva também de abrigo em casos de eventos climáticos severos

Um espaço destinado à prática esportiva e também com capacidade de acolhimento a desalojados em possíveis situações de risco climáticos. A construção de um ginásio multifuncional em Pelotas é a proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Esportes junto ao Plano Rio Grande de Reconstrução. A liberação de recursos foi anunciada pelo secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral (PSD) que inseriu o projeto no Plano. Em Pelotas, o assunto vem sendo conduzido pelo Vereador Antonio Peixoto (PSD), desde o começo de abril, quando o parlamentar esteve reunido com o secretário em Porto Alegre e começou a articulação junto à Prefeitura para a habilitação e escolha da área onde será construída a estrutura.

Conforme o vereador, a parte que cabe ao Município é a destinação de uma área pública de, pelo menos, dois mil metros quadrados para a construção do ginásio com acesso pavimentado e ágil a rodovias. “Já levamos a proposta ao prefeito, aos secretários de Governo, Planejamento e também estivemos reunidos com os profissionais da Secretaria de Urbanismo avaliando algumas possibilidades de locais públicos. O futuro local precisa atender um requisito fundamental: não pode ser em área alagadiça”, detalhou Peixoto.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Otávio Peres, há no município a constatação desde o ano passado, da constituição de uma rede de abrigos emergenciais e essa oportunidade é um ponto central na construção desta rede. “Estamos desde abril conversando com o vereador Peixoto, sobre essa indicação de Pelotas receber essa estrutura e estamos fazendo um conjunto de análise, avaliando os terrenos da prefeitura disponíveis, áreas institucionais, considerando os espaços esportivos já existentes e a distância das áreas baixas e suscetíveis a alagamentos”, informou o gestor. A prefeitura deve considerar também para a escolha da área, o papel social que a estrutura cumprirá ao beneficiar determinada comunidade.

O projeto do ginásio é padrão, terá quadra com dimensão oficial de 20m x 40m e será executado em parceria com os maiores municípios atingidos pelas enchentes do ano passado. O valor investido ficará entre R$ 3,5 e 5 milhões via fundo gaúcho da reconstrução (Funrigs).

 

Por assessoria do vereador Antonio Peixoto (PSD).

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon