Você está aqui: Página Inicial / Pelotas terá Passe Livre em dia de eleições

Pelotas terá Passe Livre em dia de eleições

Publicado em 19/10/2022.
Com duas emendas, Câmara aprova mensagem enviada pela prefeitura

Entrou em pauta hoje (19) nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento e Finanças (COF) a mensagem n° 29/2022 enviada pela Prefeitura Municipal de Pelotas que institui o Passe Livre no sistema de transporte coletivo municipal em dias de eleições obrigatórias no Brasil.

Comandada pelo presidente da CCJ, vereador Carlos Júnior (PSD), a mensagem teve duas emendas apresentadas pelos parlamentares Rafael Dutra (Barriga – União Brasil) e Carla Cassais (PT). Para conduzir os trabalhos, foram indicados Márcio Santos (PSDB) para relator na CCJ e Paulo Coitinho (Cidadania), na COF.

A emenda aditiva 01, acrescentou o parágrafo único ao artigo 1º que autoriza o município a conceder o beneficio do passe livre no sistema público de transporte coletivo em dias de eleições dos conselheiros tutelares em Pelotas. Proposta por Barriga, o vereador salientou a importância da sua iniciativa.

“Nossa emenda se torna indispensável tendo em vista que o conselho tutelar mexe diretamente lá na vila, na comunidade. Então foi uma maneira que nosso mandato achou para contribuir com a população e ajudar esse público a ir votar nos conselheiros”, disse o parlamentar. A eleição no conselheiro tutelar acontece no município de quatro em quatro anos, porém não é obrigatória.

Com o objetivo de conceder o benefício do Passe Livre aplicando a tabela de horários igual ao dos dias úteis, de segunda a sexta-feira, a vereadora Carla Cassais apresentou a emenda aditiva 02.

“Chegou para nós como uma demanda devido a pouca quantidade de ônibus circulando no dia da votação. O passe estava livre, mas como fizeram horário de domingo o transporte não atendeu o fluxo de usuário. Não adianta o passe ser livre e não atendermos com a quantidade adequada de ônibus”, explica Cassais.

Com entendimento das bancadas partidárias, a mensagem 29 teve votação nas comissões, plenário e redação final no dia de hoje, sendo as duas últimas votas em sessões extraordinárias convocadas pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira (Marcola-sem partido).

Ausentes estiveram Anselmo Rodrigues (PDT), Rafael Amaral (PP) e Cristina Oliveira (PDT). Com aprovação por unanimidade pelos demais vereadores a mensagem com as emendas segue para sansão da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o que deverá acontecer nos próximos dias, tendo em vista que o segundo turno para eleições que elegerá o governador do estado e o presidente da república acontece no próximo dia 30.

 Foto Ederson Ávila

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon