Política da Pessoa Idosa é debatida em Audiência Pública na Câmara Municipal
Na sexta-feira (14), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal uma Audiência Pública para debater a política da pessoa idosa em Pelotas. Sendo uma cidade que possui uma grande população acima dos 60 anos, o tema é tratado com a devida importância pelo poder legislativo, que busca discutir assuntos como saúde e acessibilidade para a terceira idade.
O proponente da ação foi o Vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) acompanhado do Conselho Municipal do Idoso, com a presença de representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSUL). Coitinho ressaltou a relevância do encontro. “Foi um rico debate, nós encaminhamos aqui inclusive que vai ser criada agora uma comissão que vai acompanhar, os vereadores que participaram junto conosco essa noite, que vai acompanhar os processos, tanto a eleição do conselho, das questões das pautas que envolvem também o fundo municipal do idoso, tendo de mais de R$ 2 milhões e a gente quer entender um pouco melhor onde está esse recurso e como acessar esse recurso.” afirma o parlamentar.
O representante do Conselho do Idoso, Lélio Luzardi Falcão, destaca a necessidade de reuniões como essa. “É muito importante essa proximidade do legislativo com quem está trabalhando no dia a dia com as pessoas idosas, sejam nos asilos, seja nessa preocupação com o Centro-Dia, com o fundo do idoso que a gente poderia ter valores muito superiores.” diz Lelio. Também estavam presentes os vereadores Jurandir Silva (PSOL), Daniel Fonseca (PSD), Cauê Fuhro Souto (PV) e Marcelo Bagé (PL).