Você está aqui: Página Inicial / Por meio de emenda parlamentar, vai ser realizado o desassoreamento do canal da Divinéia na Colônia Z3

Publicado em 22/12/2021.

Demanda antiga dos pescadores da Colônia Z3, o desassoreamento do canal da Divinéia já tem previsão para ser realizado, entre abril e maio de 2022. A verba para a ação de dragagem foi obtida por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil indicada pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PP). O documento para o repasse da verba foi entregue pelo deputado ao vereador Jair Bonow (PP) na Assembleia Legislativa. De acordo com Marcus Vinicíus, colocar esse recurso no orçamento de 2022 é uma iniciativa importante para que o próximo ano seja mais produtivo para os pescadores da região. “Desassorear esse canal é um passo muito essencial para geração de empregos, renda e para o bem estar da comunidade pesqueira”.

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo, lixo e outros resíduos do fundo da lagoa. O excesso desses sedimentos torna o nível da água baixo, dificultando a entrada e saída de barcos de pesca no estuário da lagoa. Atualmente, o estado do canal da Divinéia está dificultando a pesca, trazendo prejuízos e insegurança para o setor, já que, segundo os pescadores, os barcos podem virar ou ficar encalhados. Nesta última segunda-feira (20), Jair Bonow esteve na Colônia Z3 para conversar com a comunidade e informar que o desassoreamento vai ser realizado no próximo ano. Um dos primeiros pescadores a receber a boa notícia foi Nadir Viegas. “O desassoreamento é fundamental e muito esperado por todos nós. É isso que toda Colônia Z3 deseja”, afirma o pescador.

Representante da Colônia de Pelotas, o vereador Jair Bonow alega que a dragagem do canal é uma questão debatida desde o início do ano com os pescadores e que a resolução do problema será uma grande realização para todos. “Logo no começo do meu mandato assumi o compromisso de buscar meios para a execução do desassoreamento do canal, com a parceria do nosso deputado Marcus Vinicíus, essa obra finalmente vai virar realidade. O desassoreamento do Canal da Divinéia vai levar mais segurança a cerca de 3500 pessoas que vivem da pesca na região e facilitar a circulação de barcos pesqueiros, na entrada e saída do canal. Essa realização vai dar mais condições para que o setor prospere no município”.

Além da dragagem, outra demanda da comunidade é a melhora da sinalização na entrada da Divinéia. Segundo o pescador Jair Rodrigues, a escuridão dificulta a chegada no local. “Precisa sinalizar, quando os pescadores chegam com os botes no canal, está tudo apagado, não há nenhuma sinalização”. Bonow declara que o pedido para colocação de iluminação e sinalizadores na área vai ser encaminhado por ele à Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador Jair Bonow (PP)