Carlos Junior assume Prefeitura enquanto vereador Arthur Halal assume Presidência da Câmara, ambos temporariamente
Na manhã desta quarta-feira (14), o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Junior, recebeu posse temporária da Prefeitura em uma cerimônia oficial, enquanto o Primeiro Vice-Presidente, Arthur Halal, assumiu a Presidência da Casa Legislativa. A mudança dos titulares do governo ocorre devido a compromissos oficiais da Prefeitura entre os dias 14 e 19 de maio. As atividades do Poder Público não serão interrompidas durante este período.
Enquanto os líderes do Poder Executivo, o Prefeito Fernando Marroni e a Vice-Prefeita Daniela Brizolara, tratam de compromissos fora do município, o Presidente da Câmara de Vereadores assume a Prefeitura. A vice-prefeita expressa seu orgulho com a posse: “Pelotas continua em boas mãos”.
O Presidente Carlos Junior, na cerimônia de posse, pronunciou sua gratidão com a oportunidade, e assumiu o compromisso muito ciente da responsabilidade que vem com o cargo. O governo do município prevê que a posse temporária dê seguimento às melhorias e ações que ocorrem nos últimos tempos.
Na Câmara Municipal, durante a ausência do Presidente, o cargo será redigido pelo Primeiro Vice-Presidente, o Vereador Arthur Halal. Ao expor seu contentamento pela posse do colega, o vereador garante que deve “seguir os trabalhos, não deixar nada parar”. Ainda comenta sobre a importância desse novo momento para a Casa, que, embora breve, ainda busca resolver o maior número possível de demandas para a população.
Esse cenário atual de mudanças ocorre por estar previsto nos documentos da Lei Orgânica Municipal – Art. 57, §1º –, e no Regimento Interno da Câmara Municipal – Art. 41. Este primeiro prevê a posse do Presidente, Vice-Presidente ou Primeiro Secretário da Câmara Municipal “em caso de impedimento simultâneo do Prefeito e Vice-Prefeito”, enquanto o segundo esclarece que “os Vice-Presidentes substituirão o Presidente em suas ausências, impedimentos ou licenças”. Os documentos podem ser conferidos nos sites oficiais do governo.