Você está aqui: Página Inicial / Presidente da Câmara Municipal, César Brisolara, prestigia a entrega das novas instalações da UBS Corrientes

Publicado em 13/01/2023.
Unidade Básica de Saúde, inaugurada nesta sexta-feira (13), recebeu o nome do saudoso vereador Jair Bonow

Na presença de autoridades, amigos e familiares do vereador Jair Bonow, falecido em dois de junho do ano passado, a nova sede da Unidade Básica de Saúde da Colônia Corrientes foi, oficialmente, entregue à comunidade. No total, a UBS Jair Bonow, como passou a ser chamada, por meio de iniciativa de um Projeto de Lei do vereador Michel Promove (PP), terá cerca de 316 metros quadrados e contará com consultórios médicos e odontológicos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador César Brisolara (Cesinha - PSB), a inauguração da UBS Jair Bonow é sinônimo de entrega de saúde para a população e mais uma forma de homenagear o colega de legislatura.

“Estamos felizes pela UBS, mas tristes, pois perdemos um colono genuíno, visto o histórico de Jair que teve 15 anos no sindicato rural lutando pelas pessoas desta localidade”, ressalta o presidente.

Autor da lei que nomeia a UBS de Jair Bonow, vereador Michel Promove (PP) salienta que “essa é uma homenagem muito merecida, uma forma de eternizar o nome do Jair nessa comunidade, onde ele tanto trabalhou e esteve empenhado”.

O vereador Cristiano Silva (UB), também presente no ato, recordou da dedicação que Jair Bonow tinha pela Colônia como um todo. O parlamentar destacou que ao indicar, através do seu mandato, uma emenda impositiva para a unidade, foi uma forma de homenagear o vereador e também todos os colonos.

“Estou destinando uma emenda de R$ 17 mil para unidade, uma forma de agradecer os agricultores e colonos que fazem e tanto fizeram por nós através do seu trabalho, em especial o nosso saudoso vereador Jair Bonow”.

A execução da obra foi viabilizada através de emenda parlamentar, cadastrada em 2013, pelo Deputado Federal Fernando Marroni (PT) (no período em que exercia o mandato). De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a entrega da unidade há muito tempo era esperada pela comunidade, tendo em vista que “a construção teve muitos percalços”, já que três empresas desistiram do processo devido os desafios impostos principalmente pelo acesso à Zona Rural. A chefe do Poder Executivo, ressaltou que através do “Projeto Mão de Obra Prisional”, o município finalizou o trabalho e entregou o novo espaço, atendendo às expectativas da população.

Presente no ato, familiares de Jair Bonow mantiveram-se muito emocionados ao longo da homagem. “O pai correu muito pela colônia, essa UBS vai ser muito importante para a região”, disse a filha Jaíne Bonow, que teve o complemento da irmã, Joice Bonow: “a colônia colocou ele lá e o pai não mediu esforços para atender a Zona Rural, ele deixou um legado de muito trabalho e luta pelos agricultores”.

Além das autoridades mencionadas, acompanharam o ato de inauguração da Unidade o vice-prefeito Idemar Barz; a secretária municipal de saúde, Roberta Paganini; a esposa do ex-vereador, Dulce Bonow e o filho Germano; Marisa Stark (moradora responsável pela doação do terreno em que a unidade está situada); o secretário de governo Fábio Machado; o representante do Deputado Fernando Marroni, Milton Martins; o subprefeito do 3º Distito, Zelmuti Tessman e o subprefeito do 6º Distrito, Fernando Irdes.

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Pelotas

Foto: Volmer Perez