Você está aqui: Página Inicial / Programa da Dignidade Menstrual é pauta entre vereador e secretária da saúde

Programa da Dignidade Menstrual é pauta entre vereador e secretária da saúde

Publicado em 25/03/2022.

Em reunião com a secretária municipal da saúde, Roberta Paganini, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) conversou sobre a destinação do recurso aprovado e publicado oriundo de emenda parlamentar da deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) para o Programa Dignidade Menstrual. O valor de R$ 100 mil está repassado via secretaria e será dedicado, exclusivamente, ao cumprimento da Lei Municipal nº 6.961/2021, que institui o Programa de Conscientização sobre Menstruação e de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos. A sugestão do parlamentar autor da Lei é que o dinheiro seja investido na compra de uma máquina para confecção dos absorventes.

“Temos a preocupação com a manutenção do programa nos próximos anos, então acreditamos que essa seja uma oportunidade de garantir uma maneira de dar continuidade às ações, além de baratear o custo dos absorventes, gerar emprego e renda no município”, disse Coitinho.

 Na oportunidade, foi apresentada pelo vereador e acatada por Paganini, a proposta para a criação do Comitê Municipal da Dignidade Menstrual, envolvendo as secretarias de saúde, educação e assistência social com o objetivo de desenvolver e discutir as propostas do programa.

Outro assunto que entrou em pauta, foi quanto ao repasse financeiro do Ministério da Saúde. Paulo pediu informações à chefe da pasta quanto aos valores federais que serão destinados ao programa durante o ano.

 

FISIOTERAPIA – A secretária Roberta explicou ao parlamentar que a emenda de R$ 100 mil destinada pelo deputado federal Nereu Crispim (União Brasil/RS) já está na conta da secretaria e que a mesma abriu processo de consulta pública para a continuidade do o Programa Saúde Ativa, no setor de fisioterapia. Mensalmente são ofertadas aproximadamente 200 vagas (pacientes) e que, com o recurso indicado por Coitinho, o serviço estará garantido por no mínimo mais três meses.

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon