Você está aqui: Página Inicial / Programa da Dignidade Menstrual é pauta entre vereador e secretária da saúde

Programa da Dignidade Menstrual é pauta entre vereador e secretária da saúde

Publicado em 25/03/2022.

Em reunião com a secretária municipal da saúde, Roberta Paganini, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) conversou sobre a destinação do recurso aprovado e publicado oriundo de emenda parlamentar da deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) para o Programa Dignidade Menstrual. O valor de R$ 100 mil está repassado via secretaria e será dedicado, exclusivamente, ao cumprimento da Lei Municipal nº 6.961/2021, que institui o Programa de Conscientização sobre Menstruação e de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos. A sugestão do parlamentar autor da Lei é que o dinheiro seja investido na compra de uma máquina para confecção dos absorventes.

“Temos a preocupação com a manutenção do programa nos próximos anos, então acreditamos que essa seja uma oportunidade de garantir uma maneira de dar continuidade às ações, além de baratear o custo dos absorventes, gerar emprego e renda no município”, disse Coitinho.

Na oportunidade, foi apresentada pelo vereador e acatada por Paganini, a proposta para a criação do Comitê Municipal da Dignidade Menstrual, envolvendo as secretarias de saúde, educação e assistência social com o objetivo de desenvolver e discutir as propostas do programa.

Outro assunto que entrou em pauta, foi quanto ao repasse financeiro do Ministério da Saúde. Paulo pediu informações à chefe da pasta quanto aos valores federais que serão destinados ao programa durante o ano.

FISIOTERAPIA – A secretária Roberta explicou ao parlamentar que a emenda de R$ 100 mil destinada pelo deputado federal Nereu Crispim (União Brasil/RS) já está na conta da secretaria e que a mesma abriu processo de consulta pública para a continuidade do o Programa Saúde Ativa, no setor de fisioterapia. Mensalmente são ofertadas aproximadamente 200 vagas (pacientes) e que, com o recurso indicado por Coitinho, o serviço estará garantido por no mínimo mais três meses.