Você está aqui: Página Inicial / Projeto Bombeiro Mirim tem aula inaugural na Câmara Municipal

Projeto Bombeiro Mirim tem aula inaugural na Câmara Municipal

Publicado em 16/08/2022.

Acontece nesta quinta-feira (18), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim. Uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar que em Pelotas está na sua terceira edição. Em andamento há quatro semanas, o projeto tem caráter informativo e educativo, com um total de 16 encontros, sendo um por semana(sábado pela manhã), que são ministrados por profissionais da instituição.

A turma de 2022 conta com 25 alunos. O projeto atende atualmente duas escolas municipais e uma estadual, onde estão contemplados meninos e meninas que tenham de 10 a 12 anos e conta no currículo básico dez atividades listadas em lições como civismo, cidadania e direitos humanos, perceptação de risco, prevenções de incêndios, acidentes, afogamentos e meio ambiente, além de primeiros socorros, segurança no trânsito e higiene.

De acordo com a 2° Sargento Luana, uma das responsáveis pelo projeto, as crianças são inseridas no dia a dia do quartel e aprendem a rotina de quem vive a profissão. “De uma forma adaptada para a realidade da faixa etária deles, essas crianças também aprendem sobre disciplina e hierarquia, cantam o hino, realizam a marcha e fazem a conferência dos caminhões”, disse a sargento. Luana comenta que entre as atividades que mais despertam entusiasmo nos jovens são os salvamentos em altura, aquático e o manuseio dos equipamentos de proteção individual (EPI).

O comandante do Pelotão de Bombeiros de Pelotas, tenente Gilberto, agradeceu a credibilidade dada à instituição para a realização do lançamento do projeto nas dependências da Casa. “Agradecemos a oportunidade de realizar nossa aula inaugural nas dependências do poder legislativo e divulgar ainda mais o nosso projeto institucional, que atinge toda a cidade de Pelotas”, disse ele. O tenente destaca o apoio que já tiveram nas outras edições (2018 e 2019) em áreas como a odontologia. “Após dois anos sem conseguirmos realizar o projeto, devido a pandemia do covid-19, estamos buscando parceiros que possam acrescentar através de seus serviços na formação dessas crianças”, completa. Somada as duas turmas formadas, com essa em andamento, Pelotas conta com quase 100 bombeiros mirins.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira (Marcola – sem partido) falou da importância do poder legislativo apoiar iniciativas como esta. “Uma parceia de incentivo a esse projeto do Corpo de Bombeiros de Pelotas que visa incentivar a formação de cidadãos, já que as crianças são nosso futuro. Vamos estar junto e que esta ação do Corpo de Bombeiros sirva de exemplo para outras instituições públicas”, comenta o parlamentar.

A aula inaugural é aberta ao público e contará com a presença de alunos, instrutores, autoridades, familiares e convidados. Uma formatura para encerrar as atividades, previstas para novembro, também está na programação do projeto. O Bombeiro Mirim conta com patrocínio do Supermercado Guanabara, Yara Brasil, Termasa, Refinaria Riograndense, Sagres Agência Marítica.

Por Andréia Castro - Assessoria de Imprensa CMP.

Foto: Ederson Ávila (CMP)