Você está aqui: Página Inicial / Projeto que permite a presença de doulas nas maternidades da rede pública e privada de Pelotas é aprovado na Câmara

Publicado em 13/11/2023.

Por unanimidade, foi aprovado, na sessão desta terça-feira (07) na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que garante a presença de Doulas contratadas pelas parturientes nas maternidades da rede pública e privada de Pelotas. O projeto de Lei 99/2023, apresentado pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), foi construído em conjunto com a Associação de Doulas do Rio Grande do Sul, e contou com a assinatura de outros 13 vereadores. O projeto segue agora para sanção da prefeitura de Pelotas.

Com a aprovação, Pelotas passa a ser o 25º município a contar com a Lei que dispõe sobre a presença da profissional sem inviabilizar ou substituir o direito ao acompanhante no pré-natal, trabalho de parto e pós parto imediato. A Doula é a trabalhadora que oferece apoio físico, de informações e emocional à pessoa durante a gravidez e na hora do parto, buscando o bem-estar da gestante, parturiente e puérpera.

Com a aprovação da PL, as maternidades da rede pública e privada de Pelotas deverão, obrigatoriamente, permitir a presença das doulas contratadas pelas parturientes. O projeto não onera os cofres públicos, uma vez que estas profissionais são contratadas pela próprias parturientes e não possuem, portanto, vínculos empregatícios com os estabelecimentos. O trabalho dos profissionais de saúde da instituição (médicos, técnicos e enfermeiros) também não sofrerá alterações, já que é vedado às doulas a realização de procedimentos médicos ou clínicos.

Sobre as doulas

A doula é uma profissional que trabalha no acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto. Estas profissionais desempenham um papel de oferecer conforto, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que a gravidez proporciona.

Os benefícios da doulagem refletem na sociedade como um todo, pois diminuem o tempo de internação, reduzem os índices de depressão e possibilitam que mulheres tenham experiências significativas, o que incide tanto na família quanto no Estado, reduzindo custos e desonerando o sistema de saúde.

Segundo Fernanda Miranda, a aprovação do Projeto de Lei possibilita o surgimento de novas políticas públicas no município sobre o tema. “O curso de formação para Doulas, como já é ofertado na cidade de Rio Grande de forma gratuita, pode ser um próximo passo aqui em Pelotas”, destaca.

Por assessoria de comunicação da vereadora Fernanda Miranda (PSOL).