Você está aqui: Página Inicial / Projeto que permite a presença de doulas nas maternidades da rede pública e privada de Pelotas é aprovado na Câmara

Projeto que permite a presença de doulas nas maternidades da rede pública e privada de Pelotas é aprovado na Câmara

Publicado em 13/11/2023.

Por unanimidade, foi aprovado, na sessão desta terça-feira (07) na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que garante a presença de Doulas contratadas pelas parturientes nas maternidades da rede pública e privada de Pelotas. O projeto de Lei 99/2023, apresentado pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), foi construído em conjunto com a Associação de Doulas do Rio Grande do Sul, e contou com a assinatura de outros 13 vereadores. O projeto segue agora para sanção da prefeitura de Pelotas.

Com a aprovação, Pelotas passa a ser o 25º município a contar com a Lei que dispõe sobre a presença da profissional sem inviabilizar ou substituir o direito ao acompanhante no pré-natal, trabalho de parto e pós parto imediato. A Doula é a trabalhadora que oferece apoio físico, de informações e emocional à pessoa durante a gravidez e na hora do parto, buscando o bem-estar da gestante, parturiente e puérpera.

Com a aprovação da PL, as maternidades da rede pública e privada de Pelotas deverão, obrigatoriamente, permitir a presença das doulas contratadas pelas parturientes. O projeto não onera os cofres públicos, uma vez que estas profissionais são contratadas pela próprias parturientes e não possuem, portanto, vínculos empregatícios com os estabelecimentos. O trabalho dos profissionais de saúde da instituição (médicos, técnicos e enfermeiros) também não sofrerá alterações, já que é vedado às doulas a realização de procedimentos médicos ou clínicos.

Sobre as doulas

A doula é uma profissional que trabalha no acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto. Estas profissionais desempenham um papel de oferecer conforto, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que a gravidez proporciona.

Os benefícios da doulagem refletem na sociedade como um todo, pois diminuem o tempo de internação, reduzem os índices de depressão e possibilitam que mulheres tenham experiências significativas, o que incide tanto na família quanto no Estado, reduzindo custos e desonerando o sistema de saúde.

Segundo Fernanda Miranda, a aprovação do Projeto de Lei possibilita o surgimento de novas políticas públicas no município sobre o tema. “O curso de formação para Doulas, como já é ofertado na cidade de Rio Grande de forma gratuita, pode ser um próximo passo aqui em Pelotas”, destaca.

Por assessoria de comunicação da vereadora Fernanda Miranda (PSOL). 

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO