Você está aqui: Página Inicial / Projetos de incentivo ao esporte recebem repasse federal

Projetos de incentivo ao esporte recebem repasse federal

Publicado em 15/06/2022.

Quatro importantes projetos desenvolvidos em Pelotas que visam incentivar jovens em vulnerabilidade social através do esporte foram contemplados com verba de emenda parlamentar. O proponte das solicitações foi o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que falou sobre a satisfação em receber a destinação dos recursos para que os projetos Remar para o Futuro, Quem Luta não Briga, Vida Ativa e A Magia da Dança, sigam fazendo a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes no município.

“São 400 mil reais repassados à Secretaria de Educação através do Departamento Desporto que vão contemplar em R$ 100 mil cada um desses importantes projetos”, explica Coitinho. Segundo o parlamentar, a verba é fruto de conversas com o Deputado Federal Daniel Trzeciak (PSDB) em dezembro de 2021 e que agora foram contemplados.

“O deputado Daniel é um parceiro da cidade e estamos muito felizes em receber a notícia. São projetos importantes para os jovens de Pelotas”, disse o primeiro secretário da Casa.

Remar Para o Futuro é um projeto sócio esportivo com prática de remo para iniciação esportiva e formação de jovens atletas do ensino público municipal de Pelotas e surgiu da parceria entre o ESEF-UFPel, SMED-Pelotas, Centro Português e Academia de Remo. O Projeto Quem Luta Não Briga, existente há 7 anos, desenvolve a modalidade Taekwondo para iniciantes a partir de 7 anos, estudantes da rede escolar pública e privada de Pelotas, bem como discentes da UFPEL e praticantes no alto rendimento a partir dos 12 anos. Outro projeto contemplado é o Programa Vida Ativa, desenvolvido no ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo "Karosso", são 44 turmas para atividades físicas diversas, como dança, ginástica, futsal, judô, taekwondo, vôlei entre outras, orientadas por profissionais de Educação Física, contratados pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), para atuar no programa. As aulas são gratuitas para comunidade e ocorrem de segunda a sexta-feira das 8 às 21h e aos sábados das 8 às 11h. Mais de 600 pessoas já estão matriculadas e ainda há vagas disponíveis. O último projeto é A Magia da Dança, uma parceria com a Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza, leva aulas de ballet clássico para 80 alunos da rede municipal. As vagas são para meninas de 8 a 12 anos e meninos de 10 a 14 anos.