Você está aqui: Página Inicial / Reunião dá continuidade ao projeto da nova sede

Reunião dá continuidade ao projeto da nova sede

Publicado em 15/03/2022.

Provocados pela comissão julgadora do projeto arquitetônico vencedor, representantes da Câmara Municipal reuniram-se na manhã desta segunda-feira com os arquitetos Fábio Caetano, Ana Helena Di Primio e Jaqueline Pereira, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Pelotas, secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana e Universidade Católica de Pelotas (UCPel), respectivamente. Todos profissionais fizeram parte do processo de indicação da empresa vencedora, onde recentemente foi divulgado o projeto do novo prédio para a sede do poder legislativo pelotense.

No encontro, foram tratadas questões técnicas e adaptações nas áreas de implantação e de forma que, segundo a comissão julgadora são importantes para chegar a um denominador comum junto aos representantes da Câmara. Entre as observações foram mencionados um possível conflito no acesso de veículos e pedestres, que pode ser resolvido com a adequação na entrada, com a possibilidade de rua acalmada, sinalização e alargamento do local para maior segurança dos pedestres devido ao grande fluxo de pessoas que passarão pelo local todos os dias.

Outros temas abordados foram a não necessidade de brises na fachada sul, onde a comissão defende o custo elevado do equipamento, sendo que por ser fachada sul, o seu efeito fica irrelevante; a proposta referente ao paisagismo do lote deve ser de uma vegetação rasteira, sugerido que seja harmonizado o paisagismo com as áreas verdes laterais pertencentes ao loteamento; e a solicitação de espaços para tesouraria, contabilidade, orçamento, patrimônio e compras.

“Estamos aqui para discutir e ajustar algumas modificações ao anteprojeto do novo prédio da Câmara junto a comissão julgadora do concurso, com a finalidade de agendar e propor alterações técnicas no projeto à empresa AP ARQUITETOS”, disse o chefe da assessoria jurídica, Luiz Manoel Cavalheiro. Junto a ele, estão o diretor-geral da Câmara, Rafael Estrada, o presidente Marcos Ferreira (Marcola), o advogado Lucas Tillmann e o assessor técnico especial da presidência, Gilberto Cunha, que fazem parte da Comissão Especial.

“Deverá ser providenciado as mudanças deste anteprojeto para que mais rápido possível possa se dar entrada na Prefeitura com o estudo de viabilidade”, salienta Marcola.

“São debates que tem por objetivo conversar sobre as necessidades de alguns pontos, tratar da implementação de outros e principalmente de dar sugestões construtivas para melhor atender as demandas que nos foram solicitadas pela Casa”, finaliza Ana Helena, presidente da comissão julgadora

Foto: Gabriel Xavier