Você está aqui: Página Inicial / Reunião Pública aborda energia para o desenvolvimento

Reunião Pública aborda energia para o desenvolvimento

Publicado em 18/07/2022.
Vereadores de diversas regiões participaram do encontro na Câmara Municipal

Aconteceu na tarde de sexta-feira (15) no plenário da Câmara de Vereadores, a segunda Reunião Pública com o tema Energia para o Desenvolvimento Regional. Depois da cidade de Bagé, Pelotas é o primeiro município a receber os parlamentares de Hulha Negra, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Candiota, além de representantes de Aceguá e do deputado federal Afonso Hamm (PP), Pablo Martins.

Entre os assuntos discutidos, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, Eberson Silveira, apresentou algumas ações voltadas para o desenvolvimento das energias renováveis como, por exemplo, a atuação do Comitê de Planejamento Energético do RS, a isenção do licenciamento ambiental para geração distribuída (GD) de energia elétrica, benefícios ficais para as produções de energia e de equipamentos, política estadual para o biometano e os regramentos específicos para licenciamentos ambientais de hídricas e eólica.

Caio Ferreira, vereador de Bagé falou sobre a importância da mobilização. “Nosso objetivo é fazer uma política voltada para o desenvolvimento da energia e principalmente atender os trabalhadores que mais precisam. Queremos construir algo e essa união de tantos município através do fórum veio para construir e consolidar essa visão”, disse ele.

A presidente da Câmara de Hulha Negra, Tanira Ramos, valorizou o encontro coletivo e ressaltou que os frutos desta grande mobilização podem beneficiar toda a região.

“Vamos nos tornar mais fortes. Grandes batalhas são vencidas pelos grupos fortes. Estamos a serviço da região”, disse ela.

Vereador em Pinheiro Machado, Fabrício Costa, também esteve presente na reunião e na sua manifestação falou que “estamos aqui debatendo o futuro e desenvolvimento. Muitas vezes somos olhados como o ‘patinho feio’ do Estado, mas com esses números apresentados hoje, se tratando de energia eólica e sustentável, devemos nos valorizar devido o grande potencial que temos, além de buscarmos recursos, desenvolvimento e geração de emprego para nossas cidades”.

Entre as propostas que foram aprovadas no final do evento e que serão encaminhadas ao Governo do Estado estão uma audiência com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, com objetivo de buscar informações e ao mesmo tempo participar de projetos de energia sustentável que serão implantados na região sul e a constituição de um grupo de trabalho, junto com o governo e uma subcomissão mista da energia eólica da Assembleia Legislativa para aprofundar as tratativas da Matriz Energética.

Anfitrião do encontro, o vereador pelotense Paulo Coitinho (Cidadania) avaliou o encontro de forma propositiva e ressaltou as ações que deverão acontecer a partir dessas reuniões,

“Como integrante da comissão constituída da região sul e carbonífera, locais com grande potencial em matrizes energéticas para o futuro em energia renovável, me sinto honrado e muito feliz em receber este grupo de vereadores. Entendo que estamos no caminho certo, ouvimos o Eberson da Sema que nos trouxe dados importantes e números que nem nós conhecíamos. Pelotas e a costa sul do estado é rica em produção de energia eólica e por isso queremos levar este debate à Sema e ao governo do estado para buscarmos e avançarmos esta discussão em órgãos federativos. Que Pelotas e região possam entrar definitivamente neste mapa e na rota de exportação de energia para o Brasil”, disse ele.

O próximo encontro deve acontecer em agosto, ainda sem data e local definido.