Você está aqui: Página Inicial / Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção ao suicídio no centro de Pelotas

Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção ao suicídio no centro de Pelotas

Publicado em 24/09/2019.
O “Lagarteando” faz parte das atividades do Setembro Amarelo no município.
Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção ao suicídio no centro de Pelotas

Foto: Assessoria da Câmara - Lenise Slawski

Quem passou pela Praça Coronel Pedro Osório, centro de Pelotas, nesta terça-feira (24) teve dois convites: compreender a importância da saúde mental e "lagartear" ao sol saboreando uma fruta. A iniciativa do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio dos acadêmicos de Psicologia da UCPel e também da Câmara Municipal, por meio dos vereadores Enéias Clarindo e José Paulo Benemann, ambos do PSDB.

Com balões amarelos e panfletos informativos, a arte-educadora do CAPs Porto, Janaína Duarte, foi uma das responsáveis por explicar a ação aos cidadãos que passaram pela praça. " Dentro de cada balão tem uma mensagem de motivação, uma reflexão sobre a importância de nos mantermos bem, vivos. A vida é muito importante e precisamos cuidar de nós", destacou.

O "Lagarteando" foi a forma encontrada para aproximar a população da programação realizada durante o Setembro Amarelo. Segundo o coordenador do CAPs Porto, Izamir Duarte, quanto mais pessoas falarem sobre o assunto, mais informação será compartilhada e novos casos de suicídio poderão ser evitados. “O papel do CAPs não é apenas tratar a doença, mas também prevenir, alertar”, lembrou.

Além de arte-educadores, psicólogos, assistentes sociais, também participaram do “Lagarteando” pacientes atendidos nos CAPs de Pelotas.

Autor da lei municipal que instituiu setembro como o período para serem feitas atividades de prevenção e alerta ao suicídio, o vereador Enéias Clarindo, acompanhou a iniciativa. “Estamos vivendo um momento de muitas novidades, avanços tecnológicos, além de muitos compromissos. Muitas vezes não paramos para ouvir quem está ao nosso lado, que pode estar precisando de ajuda. Então uma ação como essa pode despertar nossa consciência”, explicou Clarindo.