Você está aqui: Página Inicial / Sessão Especial homenageia os 115 anos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

Sessão Especial homenageia os 115 anos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

Publicado em 23/02/2023.
Ato Solene foi uma proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA)

Um reconhecimento pela trajetória, mas também por sua colaboração marcante na história do nosso Rio Grande do Sul. A Câmara Municipal, realizou nesta quinta-feira (23), uma Sessão Especial em homenagem aos 115 anos, da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, denominada “Manoel Marques de Souza Primeiro, que aniversariou neste dia 23 de fevereiro.

A Brigada foi fundada em Santa Maria, mas, há aproximadamente 70 anos está situada em Pelotas. A homenagem do Legislativo, foi uma proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), com o apoio do presidente da Câmara, vereador César Brisolara (Cesinha – PSB). Segundo o Chefe do Parlamento, homenagear a 8ª Brigada é reconhecer o trabalho de uma ‘’instituição que mais de 70% da população aprova”.

Para o General de Brigada, Ivon Barreto Leão, que representou a 8ª Brigada no Ato Solene, a homenagem foi uma forma da sociedade pelotense reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Batalhão, que já atua em Pelotas há cerca de 70 anos. Ele ainda ressalta: “realizamos um trabalho muito bonito, um trabalho importante, particularmente, na defesa da soberania nacional no Extremo Sul do país”.

O proponente do Ato Solene, vereador Paulo Coitinho, registrou sua gratidão em poder prestar a homenagem. Ele salientou: “Pelotas dos casarios, Pelotas das Charqueadas, Pelotas de tantas etnias, Pelotas a Terra do Doce, Pelotas do Xavante, do Pelotas, do Farroupilha é a Pelotas da 8ª Brigada de Infantaria”.

Estavam presentes também na Sessão Especial, o Chefe do Estado Maior da 8 BPM, Marcelo Neival de Assumpção, o Coordenador da Defesa Civil, Márcio Facin, o Secretário de Segurança José Apodi Dourado, o ex-parlamentar Mansur Macluf e os vereadores Jone Soares (PSDB), Dila Bandeira (PSDB), Carla Cassais (PT), Cristina Oliveira (PDT), Fagner Feijó (PTB), Cristiano Silva (UNIÃO), Marisa Schwarzer (PSB) e Michel Promove (PP).

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal

Foto: Volmer Perez